Turismo religioso reuniu 600 mil fiéis em Bom Jesus da Lapa

O município de Bom Jesus da Lapa, na zona turística Caminhos do Oeste, recebeu, no último sábado (6), aproximadamente 600 mil fiéis. Eles participaram do encerramento da Romaria do Bom Jesus, a maior do Nordeste, após 10 dias de celebrações pelos 331 anos da devoção na Bahia. O evento teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

“A romaria simboliza tradição, história e cultura de um povo. É uma manifestação de fé que dá muita visibilidade ao estado. Este ano, tivemos o reconhecimento da devoção como patrimônio imaterial da Bahia, uma grande alegria para os católicos”, ressaltou o reitor do Santuário da Lapa, padre João Batista.

A paulista Marina Martins, de 57 anos, participou da romaria pela quarta vez para pagar uma promessa. “Depois de um infarto, fiz a promessa de vir sempre que pudesse para agradecer a graça recebida. Acabei curada e estou retribuindo”.

No período da festa, a Setur-BA participou do seminário “Liberdade Religiosa nos Caminhos da Fé – Direito, Turismo, Cultura e Diversidade na Meca do Sertão”. O órgão também incentivou a exposição fotográfica “Epifania” e o lançamento do livro e documentário “Cultura, Tradições e Romarias nos Caminhos da Fé”.

“O Governo do Estado tem promovido o turismo religioso católico, aqui no oeste e em outras regiões, para movimentar a economia e gerar empregos. Bom Jesus da Lapa, que tem a marca de dois milhões de visitantes por ano, voltou a mostrar sua força”, declarou a assessora técnica da Setur-BA, Ilnah Oliveira.