Rosa Baitinga vence Dioney Fernandes em Teolândia, entenda

Rosa, do PP, foi eleita, neste domingo (15), prefeita de Teolândia (BA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Rosa teve 57,53% dos votos. Foram 5.164 votos no total.

A candidata derrotou Dioney, que ficou em segundo lugar com 42,47% (3.812 votos).

A eleição em Teolândia teve 16,54% de abstenção, 1,1% votos brancos e 5,54% votos nulos.

Nessa reportagem o PTN News traz alguns fatos que explicam esse resultado. Essa reportagem foi baseada em relatos dos eleitores teolandenses.

Rosa Baitinga iniciou sua pré campanha ainda em 2019 realizando visitas e mutirões de saúde em várias comunidades, foi um momento em que ela se colocou como uma líder na política com capacidade de resolver algumas carências do povo, com essa pré-campanha Rosa pontuou bem nas pesquisas e recebeu o apoio do atual prefeito Lazaro Andrade para sua campanha, após esse período ela angariou também o apoio de figuras publicas como Marcos Pinto, o ex prefeito Carcará e ficou definido também que o vereador Moacy  Antônio seria o vice, Moacy também é uma liderança importante no município juntos formaram a chapa “Por uma Teolândia mais forte e mais Feliz”.

Rosa Baitinga é conhecida no município por ter sido professora por muitos anos, depois se tornou vereadora, e tem um serviço social e solidário constante com o povo de Teolândia, muitos moradores tem relatos de que sua casa sempre esteve aberta para todos, relatos de ex alunos e pais dizem que Rosa, queria que todos frequentasse a escola, num período onde muitos pais não conseguiam sequer comprar o material escolar para seus filhos, Rosa os ajudava.

O plano de governo de Rosa e Moacy pretende continuar o trabalho de Lazaro Andrade, com projetos bem definidos, essa estratégia mostrou ao povo que o time dela tem pleno conhecimento do momento que Teolândia vive, e que esse desenvolvimento não pode parar.

Outro ponto que garantiu a preferência popular por Rosa, foi a campanha confusa do adversário Dioney Fernandes, que foi aliada totalmente a figura do ex prefeito Antônio Santana Junior, que  protagonizou alguns episódios negativos, em seus discursos o mesmo sempre desrespeitava a figura da candidata Rosa, bem como toda movimentação nas redes sociais girava em torno de comparações entre os mandatos de Lazaro e Antônio Junior, Dioney Fernandes acabou desaparecendo dentro da própria campanha.

Toda narrativa criada pela campanha de Dioney prometia mudança no governo, porém, o mesmo é vice prefeito, além disso, todo candidato de oposição para chamar a atenção do eleitor costuma criticar severamente a atual gestão, mas em Teolândia Lazaro Andrade possui 70% de aprovação pela população, tudo isso gerou muito ruído.

Tudo isso consagrou Rosa Baitinga Prefeita eleita de Teolândia, a primeira mulher a alcançar esse feito, com 1352 votos a frente, uma marca inédita em Teolândia. Desejamos ao time de Rosa um excelente mandato.

PTN NEWS