COLUNA. Qual Emoção Move Você?

Vou começar esse texto com um exercício bem simples.
Primeiro feche os olhos, inspire profundamente enchendo os pulmões de ar e segure o máximo que puder antes de expirar. Repita três vezes. Em seguida, se concentre somente no aqui e agora.

Faça essa pergunta e responda para si mesmo (a): quais emoções tem movido você, sua vida, seu trabalho, seu negócio, seus estudos, suas relações? A alegria, a raiva, a tristeza, o desprezo, a aversão ou o medo? E então, foi difícil responder?

Vamos aprofundar a nossa dinâmica: ao responder a pergunta, o que você sentiu? Seu coração ficou leve, em paz ou angustiado?

A ideia desse exercício é justamente nos autoconhecer. Ir na contramão da rotina corrida e estressante e voltar-se a um lugar único e que merece a nossa atenção: nosso interior.

Se você está sendo movido por emoções que trazem bem-estar e paz, continue. Resplandeça. Mas se as emoções que te movem estão arrastando você para uma vida de angústias e dores, liberte-se. Não alimente essas emoções.

“Ah, Jailson. É porque fulano me magoou muito.”.

Ninguém magoa ninguém. Nós nos permitimos ficar magoados. No máximo o outro pode tocar em nossas feridas emocionais já existentes. Não estou rebaixando a sua dor, e sim, convidando-o para ver a vida com outros olhos. Que tal substituir essa mágoa? Ou seja, começar a ser movido por emoções e sentimentos que lhe tragam benefícios positivos e duradouros?

Esse é um dos segredos da felicidade. A escolha é sua.

Um grande abraço e até o próximo texto.

Prof. Jailson Pinheiro
Neurocientista, Hipnoterapeuta e Especialista em Inteligência Emocional