Nordestão: Bahia empata fora de casa e leva vantagem contra o Sport

O Tricolor saiu com a vantagem diante do Sport Recife na decisão da Copa do Nordeste após empatar a primeira partida em 1 a 1, nesta quarta-feira (17), na Ilha do Retiro. Com o resultado na capital pernambucana, o time do técnico Guto Ferreira pode até empatar por 0 a 0 ou vencer por qualquer resultado para levantar a taça no próximo confronto entre as equipes na próxima quarta (24), às 21h45, na Arena Fonte Nova.

Logo no primeiro minuto de jogo, o Bahia se aproximou da meta adversária. Após cobrança de falta cobrada por Juninho, a bola subiu na grande área do Sport, mas a defesa do Leão jogou para longe. Dois minutos depois foi a vez do Rubro-Negro. Samuel Xavier tocou para Everton Felipe, porém o atacante errou o passe.

Aos 5, o Tricolor assustou os torcedores do Sport depois que Renê, recuperado de lesão, avançou até a linha de fundo e cruzou uma bola perigosa na entrada da pequena área adversária. Na jogada, o goleiro Marcão se chocou com Edgar Junio e ficou caído no gramado. Após atendimento médico, o arqueiro rubro-negro se levantou e deu prosseguimento ao jogo. Susto mesmo veio com os donos da casa que, aos 12, mandaram uma bola na trave depois de uma cabeçada de Matheus Ferraz, que subiu por trás dos defensores do Bahia.

Aos 23, teve mais perigo para a meta azul, vermelha e branca. Diego Souza roubou a bola e tocou por cima para Rogério finalizar. De voleio, o atacante mandou para o gol, porém Jean fez boa defesa e jogou para escanteio. Passados três minutos, outro lance assustou os tricolores. Rogério recebeu na entrada da área do Bahia e chutou colocado. Por pouco o Sport não abriu o placar no lance. Aos 29, o lateral esquerdo Matheus Reis, que substitui o colombiano Pablo Armero no elenco do Esquadrão, recebeu cartão amarelo depois de falta dura em Everton Felipe.

A primeira polêmica da partida aconteceu aos 36 minutos, quando Allione caiu dentro da área após disputar bola com Marcão. Jogadores do Bahia pediram pênalti, enquanto a turma do Sport pediu cartão amarelo para o jogador tricolor por simulação. Outra situação que deu o que falar foi aos 43, quando o Tricolor chegou a marcar, porém o árbitro da partida anulou o gol.  Após cobrança de falta lançada por Juninho, a bola sobrou para Zé Rafael. O atacante chutou de primeira para assinar o seu, no entanto a bola passou por Renê Júnior, que estava impedido à frente de Marcão. O juiz anulou a jogada e o jogo seguiu até o fim da primeira etapa.

No segundo tempo, as duas equipes entraram em campo com as mesmas escalações do início do jogo. Logo aos 3, foi a vez do meia Renê Júnior receber cartão amarelo. O jogador saiu em velocidade e simulou uma falta.

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O primeiro gol saiu aos 11 minutos, depois que Juninho recebeu uma bola cruzada e chutou forte. 1 a 0 para o Bahia na Ilha do Retiro. Após o gol, muitos torcedores do Leão começaram a reclamar com o técnico Ney Franco nas arquibancadas, enquanto os tricolores faziam a festa no estádio.

Aos 17, o Bahia buscava mais. Zé Rafael roubou a bola, partiu para o meio e tocou para trás para Juninho receber sozinho. O volante chutou forte de muito longe, porém o goleiro Magrão fez boa defesa e evitou que o placar se ampliasse para os visitantes. Quatro minutos depois do susto e o veterano fez nova defesa salvadora. Juninho cobrou uma falta na área do Sport e Edgar Junio cabeceou no meio da confusão. Com reflexo, o goleiro evitou o segundo gol.

Substituição no Bahia: Feijão entra no lugar de Matheus Sales aos 31 minutos de jogo. Aos 35, foi a hora do empate. Juninho, do Sport, cabeceou após um escanteio e deixou tudo igual na Ilha do Retiro. Nas arquibancadas, a torcida da casa voltou a incentivar o time.

Já nos acréscimos, o Tricolor até chegou perto de conquistar um triunfo fora de casa depois de um contra-ataque, mas a zaga rubro-negra não deixou.

Sequência – Agora, o Tricolor entra em campo pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro contra a equipe do Vasco da Gama neste domingo (21), às 11h, em São Januário, no Rio. A decisão do Nordestão será na próxima quarta (24), às 21h45, na Arena Fonte Nova.