Lauro de Freitas: Alunos da Faculdade Unime produzem e distribuem fio dental sustentável

Com o objetivo de cuidar da saúde bucal de pessoas carentes, sem acesso aos itens de higiene pessoal, a Faculdade Unime Lauro de Freitas criou o Projeto “Fio a fio – Tornando o Fio Dental acessível à comunidade”. A iniciativa reúne professores e estudantes do curso de Odontologia que confeccionam um fio dental utilizando sacos de ráfia e distribuem para a população local junto a um kit odontológico, composto também por escova e creme dental.

A ação colabora com o meio ambiente, reutilizando produtos que seriam descartados no lixo e contribui, ao mesmo tempo, para que mais pessoas tenham acesso aos itens básicos que garantem a limpeza adequada dos dentes.

“Este projeto é importante à medida que incentiva os alunos da Unime a se dedicarem a pesquisa, alinhando as metodologias da sala de aula com as ações práticas da rotina de um profissional. Os estudantes estão envolvidos em todo o processo de produção, desde a escolha dos materiais até a distribuição dos produtos e, além disso, são realizadas oficinas para que eles ensinem a comunidade como confeccionar seu próprio fio dental”, reforça Ingra Medeiros, coordenadora do Projeto e professora do curso de Odontologia da Faculdade Unime.

A docente também enfatiza o impacto social que esta ação causa para a comunidade. “Preocupados com a qualidade da saúde bucal, encontramos nesta iniciativa uma possibilidade para que a população menos favorecida mantenha, de alguma forma, o controle da placa bacteriana, conscientizando sobre a importância de utilizar métodos alternativos de higiene bucal economicamente viáveis e que estão ao alcance de todos”, afirma.

O fio dental alternativo é produzido a partir de sacos de ráfia devidamente desinfectado com hipoclorito de sódio.