Mutuípe: Transportes escolares está sendo usado até para o “Prefeitura na Comunidade”

10991356_1600568856823162_3372427158132143920_n1-460x345
O Jornal Nacional na noite desta segunda feira (27), destacou a ‘farra’ com os ônibus amarelinhos do “Caminho da Escola”, programa do Governo Federal, no interior de Alagoas. E o site na região do Vale de Jiquiriçá, publicou uma matéria onde segue a mesma linha de denicia apresentado em Rede Nacional, muito embora falando de outro estado. 

No mês de fevereiro um ônibus escolar da prefeitura de Mutuípe foi utilizado para levar profissionais da secretaria de saúde para o “prefeitura na comunidade” (Programa da Prefeitura) que na época foi realizado na região do Mutuípinho, nas imagens percebe-se secretários e até o gestor municipal, no interior do amarelinho.

Os ônibus são comprados com dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e só podem transportar alunos de escolas públicas, dentro do próprio município. Mas nem todas as prefeituras respeitam a determinação. É ônibus que deveriam transportar estudantes, e nos fins de semana, tem que estar nas garagens.

Ainda de acordo com o JN, Os secretários de Educação ou prefeitos que autorizam o transporte irregular nos ônibus, podem responder por desvio de verbas ou de equipamentos comprados com o dinheiro público.
Seguno o G1 “Pode se chegar a propor uma ação de improbidade administrativa contra o gestor. É um fato grave e nós estamos investigando em alguns procedimentos aqui na procuradoria”, diz Marcelo Lôbo, procurador federal.

Em fevereiro desta ano a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu dois ônibus escolares, na BR-101, sob a acusação dos condutores estarem transportando turistas da cidade de Guaratinga a Porto Seguro, Sul da Bahia. De acordo com informações da PRF publicadas pelo site Radar64, houve desvio de finalidade, pois os veículos foram doados à prefeitura de Guaratinga pelo governo federal, através do programa Caminho da Escola. (Mídia Bahia)