Foi ou conhece uma mulher que já foi agredida pelo companheiro? Enquete mostra que 71% sim, a advogada Dra Jaredes Maria, fala sobre essa triste realidade

Infelizmente esses dados apenas refletem a nossa realidade brasileira. Para termos uma ideia dessa problemática da violência doméstica contra mulher, tramitaram na Justiça do País MAIS DE UM MILHÃO de processos referentes à violência doméstica contra a mulher, o que corresponde, em média, a 1 processo para cada 100 mulheres brasileiras. Desses, pelo menos 13,5 mil são casos de feminicídio (dados do Conselho Nacional de Justiça). Em 2017, 4.539 mulheres foram assassinadas no Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O lar deveria ser o porto seguro, mas no entanto é o ambiente onde as mulheres mais sofrem violência, seja pelos pais, padrastos, maridos ou companheiros de diversas formas, tais como: física, psicológica, patrimonial, sexual e moral (entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria).

A lei do feminicídio foi criada devido a necessidade de providências mais rigorosas refletida nos altos índices de violência contra as mulheres no Brasil. O objetivo é incentivar a igualdade de gênero e pontuar alguns agravantes de pena, cujo tempo de reclusão pode ser de 12 a 30 anos.
A lei Maria da Penha é considerada entre as três melhores leis do mundo em defesa do direito da mulher. Esta lei traz um avanço muito significativo, em defesa da vida livre de violência.

É comum agente ouvir mulheres vítimas de violência terem muito medo de denunciar, em muitos casos as mulheres atribuem a ela mesmo a violência sofrida, mas, porque isso acontece? A mulher sofre pressão econômica, da família, da sociedade e em muitos casos a descrença na aplicação da lei pelo judiciário.
Então são diversos fatores que levam a mulher a deixar de fazer uma denúncia, o que em muitos casos acabam morrendo ou ficam com sequelas irreversíveis.

Por mais que se tenha medo é preciso denunciar, pois a vida está a cima de tudo, na nossa região existem os seguintes órgãos em que a mulher vítima de violência doméstica pode está buscando auxílio, seguintes órgãos: O CREAS, A DELEGACIA, A POLICIA MILITAR, MINISTÉRIO PÚBLICO, A DEFESSORIA PÚBLICA, O CRAM. Qualquer pessoa pode denunciar ligando para o número 180.

Dra. Jaredes Maria OAB/BA 53.734

PTN NEWS