Creche Modelo é inaugurada em Wenceslau Guimarães

O município de Wenceslau Guimarães foi presenteado, na última sexta-feira (18/03), com a inauguração de mais um espaço educacional modelo: a Creche Tia Tango.

Um novo espaço de Educação Infantil com seis salas de aulas, dois berçários, fraldário, lactário, sala de amamentação, sala de professores, administrativo (secretaria e direção), cozinha, almoxarifado, lavanderia e pátio, em uma área total de 2.023 m². Equipamento que atenderá 120 alunos em tempo integral, das 07 às 17 horas.

A prefeitura de WG, através das suas secretarias municipais, em especial as de Educação e Infraestrutura, tem dedicado esforços para apoiar e beneficiar os estudantes da rede pública. A proposta é criar espaços seguros, modernos, confortáveis e atraentes para jovens e crianças.

“A creche Tia Tango terá um papel fundamental no desenvolvimento e na educação das crianças de WG. A socialização na escola deve ser prioridade, e para isso é necessário segurança e sentimento de pertencimento, o que colabora com o processo de desenvolvimento, autonomia e motivação das crianças e adolescentes. Gostaria de externar a minha gratidão por este momento. Tenham a certeza que estamos felizes por entregarmos este belo equipamento para a população”, celebrou o secretário municipal de Educação, Antônio Marcos Bonfim.

A creche leva o nome Tia Tango, uma homenagem (in memória) para uma das mais queridas educadoras do município: Rosangela Menezes. Ela faleceu dia 13 de janeiro de 2016, aos 47 anos. Casada com Afonso Menezes, teve três filhos: Rosemere, Romério Benjamim e Ana Paula Menezes. Tia Tango como era carinhosamente chamada, iniciou seu trabalho na creche em 2006, após trabalhar muito tempo no Social. Cuidava das crianças como se fossem seus filhos. Sempre muito fraternal.

“É um momento de muita alegria e emoção para a nossa família. Tia Tango para nós era a nossa Zizi. Uma pessoa que tratava todos por igual, que gostava de casa cheia, que dizia sempre para fazermos pelo outro o que gostaríamos que fizessem por nós. Minha avó esteve aqui conhecendo a creche e, disse: Gente, Kaká trabalhou direitinho! Cuidou dos mínimos detalhes. Estou vendo minha filha aqui. A alegria dela está aqui presente”, declarou emocionada, Luana Carvalho, professora e sobrinha de Tia Tango.  

Muitos moradores, pais e mães de alunos prestigiaram a cerimônia de entrega. “A construção dessa obra foi um trabalho muito bonito que pudemos acompanhar. E, hoje, estamos aqui para agradecer à Deus e ao prefeito, e para pedir aos papais que cuidem desse espaço. Valorizem e agradeçam, pois muitas crianças gostariam de ter uma estrutura dessa”, comemorou Dionice Anita, moradora do bairro São Roque.

Os vereadores Edinalva Reis e Daniel Assis também fizeram uso da palavra para parabenizar a gestão. ”Na história de WG nunca existiu um prefeito que sonhasse tão alto e fosse em busca de realizações para contemplar a nossa população. Kaká tem prometido e cumprido diversas obras e ações em prol de nosso município”, ressaltou a vereadora.

“O estádio municipal, as quadras, estradas, reformas das unidades de saúde são importantes. Mas, a construção de uma escola transforma a vida das pessoas. Nada é mais importante do que investir em educação de qualidade. Aqui em WG existe uma gestão séria que aposta e investe na educação”, avaliou o vereador.

O secretário de Administração, Vailson Silva, agradeceu a oportunidade de colaborar com este sonho e ressaltou que se depender da gestão municipal, muitas coisas boas estão a caminho de WG. “Com fé em Deus, logo estaremos inaugurando a creche do Cocão, a escola do Aliança, a escola do bairro Osvaldo Souza e muito mais. Parabéns, prefeito! Parabéns, secretário de Educação pelo trabalho!”, destacou.

O vice-prefeito Misael Vidal explicou que o espaço vai oferecer educação digna e de qualidade: “É com este objetivo que trabalhamos, visando o bem da população”. Marilene Santos, diretora da creche, muito aplaudida pelos presentes, agradeceu a gestão pela obra: “A creche anterior funcionava em um local inadequado, em condições complicadas. Hoje, temos muito orgulho deste novo espaço arejado e muito bem equipado. Se antes já nos dedicávamos ao trabalho, agora faremos ainda mais”, ressaltou.

O objetivo é que os alunos também aprendam habilidades sociais e emocionais, façam exercícios e acessem a saúde mental e outros serviços de apoio. “Todo o processo educacional seguirá sendo desenvolvido e acompanhado com muito carinho e cuidado pela gestão municipal. Para muitas famílias, as escolas são onde as crianças recebem refeições saudáveis, acesso à internet e outros serviços importantes. Por tudo isso que a gestão municipal segue trabalhando e tendo a felicidade de entregar obras como esta à comunidade wenceslauense. Vamos continuar juntos enfrentando os desafios e conquistando mais e mais benefícios para a nossa população”, afirmou o prefeito Kaká Liotério.

A inauguração ainda contou com a participação do padre Cleiton e do pastor Valdison Nunes, os quais dedicaram orações e bênçãos para os munícipes. A Filarmônica Amigos da Música também abrilhantou a cerimônia cantando hinos e clássicos da música nacional.

Fonte/fotos: Ascom PMWG