Associação de produtores de Cravo-da-índia é fundada em Valença e beneficiará todos os produtores da região

Foto:PTN NEWS

Na última quarta-feira, dia 18 de outubro de 2017, foi realizado na CDL do Município de Valença a assembleia de fundação da Associação de Produtores de Cravo-da-índia da Bahia que foi conduzida pelo secretário de Agricultura de Valença, José Negrão.

A Associação de Produtores de Cravo-da-índia da Bahia (APROCRAVO) tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do cravo-da-índia para aumentar a economia e a qualidade de vida da população. O Estatuto Legal foi aprovado por unanimidade, e pontua o desenvolvimento de ações político – institucionais que visam à promoção de atividades de relevância pública, social e ambiental, exercício de mútua colaboração entre os sócios, visando prestação de serviços que possam contribuir para o fomento e a racionalização das atividades agrícolas, bem como promover o melhoramento das condições socioeconômicas, assistência técnica e extensão rural para o aumento da produção do cravo, melhoria de qualidade, garantia de mercado e melhores preços aos produtos.
Há mais de 200 anos os primeiros pés de cravo-da-índia foram plantados em nossa região. Vivemos momentos áureos e também momentos de preços pífios que não compensavam nem o custo da colheita. Não bastasse, temos agora o desafio do aumento da mortandade das plantas adultas em fase de produção. Com a criação da APROCRAVO, nós nos organizarmos e podemos encarar esse desafio de frente. Inclusive já foi iniciado uma tese de doutorado na UFRB, em Cruz das Almas, onde o objetivo é dar nome e sobrenome aos patógenos que estão matando os nossos craveiros e a forma de controlá-los. Com certeza, não só os agricultores serão beneficiados, mas toda a sociedade do Baixo Sul da Bahia, disse José Negrão

A diretoria eleita da APROCRAVO ficou definida por: Presidente – Solano Miranda Bonfim, vice-presidente – Jorge Sarmento, 1º secretário – Antônia Ribeiro, 2 º secretário – Edvaldo dos Santos, 1º tesoureiro – Fábio Bacellar, 2º tesoureiro – Alzenito Paulo de Souza.

O PTN NEWS, se fez presente na assembleia da cidade de Pres. Tan. Neves, foi registrado a presença do técnico agrícola Caboré Oliveira e do comerciante Oziel Brito.

PTN NEWS