“São agricultores que lidam com o cultivo da banana, mas que agora estão aprendendo novas técnicas de manejo e produção. Eles vão aprender para replicar em suas plantações e esse local aqui ficará como uma UTR – Unidade Técnica de Resultado, uma área onde todos vão ter acesso”, explicou, Mazinho, secretário municipal da Agricultura.
Diversificação e investimento em formação têm levado aprendizado e novas tecnologias para o homem do campo, em Wenceslau Guimarães. Agricultores rurais estão participando de mais um curso promovido pela prefeitura, através da secretaria municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SENAR e a Associação Mão Amiga, que atua nos municípios de Cravolândia e Ubaíra. Trata-se do Curso de Bananicultura para 15 novos agricultores rurais familiares, na região da Patioba, Zona Rural do município.
O secretário da pasta, Eliosmar Fontes, Mazinho, disse que a ideia é fazer com que o agricultor aprenda as técnicas corretas do cultivo da banana, desde o plantio até a colheita, passando pela preparação do solo, das mudas, balizamento, abertura de berços para a produção de Banana da Terra (tipo Maranhão), carro chefe em exportação no município de Wenceslau Guimarães.
“Nessa turma tem alunos das regiões da Patioba, Pedra do Sino e 3 Braços. São agricultores que lidam com o cultivo da banana, mas que agora estão aprendendo novas técnicas de manejo e produção. Eles vão aprender aqui, para replicar em suas plantações e esse local aqui ficará como uma UTR – Unidade Técnica de Resultado. Uma área onde todos vão ter acesso”, explicou, Mazinho. Ainda segundo o secretário, um terceiro curso já está agendado para os agricultores da região do Cocão.
O técnico e instrutor, Robson Miranda, explicou que o curso faz parte da UFPR – Unidade de Formação Profissional Rural, do SENAR, que mantém parceria com a prefeitura e visa capacitar os agricultores no manejo e no cultivo da banana tipo Terra, a fim de se melhorar a diversificação do cultivo e proporcionar equilíbrio econômico nas propriedades rurais das comunidades.
O agricultor Eliaque Dias dos Santos, da região da Patioba, disse que os cursos promovidos pela secretaria da Agricultura têm proporcionado conhecimento e apoio ao agricultor. “Nós, agricultores, precisamos desse apoio e por isso a gente agradece. Nós temos a oportunidade de aprender muito com esses cursos”, afirmou.
O curso faz parte do Programa de Qualificação de Mão de Obra no Campo, executado pelo município.
Fonte: Ascom PMWG
Fotos: Marcelo Dutra