VITAE TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS SAÚDE BUCAL.

Higiene bucal
 
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.
  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.

  • Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.

  • Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.

  • Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Perguntas para o Dr. :
P – Para que servem as escovas duras e médias?
R –
 As escovas duras e médias, são usadas para a escovação de próteses, nunca devem ser usadas nos dentes naturais, ou na gengiva. Pois causarão um desgaste nos dentes e com certeza machucarão a gengiva.
P – Quando fazemos uma refeição e não temos uma escova de dente o que podemos fazer para higienizar a boca?
R –
 Realize um vigoroso bochecho com água, isto ajuda mas não substitui a boa e tradicional escovação.  
P – Comer alternadamente alimentos frios e quentes causam algum mal aos dentes?
R –
 Evite ingerir alimentos muito quentes, em seguida de alimentos muito frios, ou vice – versa , pois podem ocasionar rachaduras no esmalte e danos à polpa dos dentes.
P – Entre os alimentos adoçados quais são os mais prejudiciais para os dentes?
R –
 São aqueles que aderem aos dentes e se mantém por longo tempo como exemplo o pé de moleque, o quebra-queixo e outros, mas a bala por ser mais utilizada é um terror para os dentes.
P – Tomar antibióticos faz mal aos dentes?
R –
 De modo geral tomar antibióticos previne a cárie, ao contrario do que muita gente pensa, porém não é possível tomar antibióticos constantemente pois eles possuem muitos efeitos indesejáveis ao nosso organismo.
P – Chupar balas ou mascar Chicletes evitam o mau hálito?
R –
 Não, pois a principal causa do mau hálito são as bactérias que se alimentam do açúcar contido nestes produtos. A sensação de hálito agradável só ocorre durante o uso dos mesmos.
P – Café prejudica os dentes?
R –
 Sim, porque normalmente é adoçado com açúcar e, além disso, diminui a salivação e mancha restaurações.
P – O dente do siso sempre deve ser extraído?
R –
 Não, ele só deve ser extraído se não houver condições dele nascer perfeitamente, pois ele também participa da mastigação.
P – Quando a dentição de leite está completa?
R –
 Ela estará completa entre os dois anos e dois anos e meio.
Mais duvidas sobre seus dentes é  comentar que nós iremos responder.
Abraços!      
Equipe: VITAE tratamentos odontológicos