Valença receberá visita da Tocha Olímpica

Rep. da Força Tarefa de Valença

Valença faz parte das 83 cidades brasileiras que serão ponto de Celebração do Revezamento da Tocha Olímpica, quando da trajetória da Chama aos Jogos Rio 16. A cerimônia que anunciou oficialmente essas cidades em direção ao Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas 2016, aconteceu em Brasília, no último dia 03, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, ministros, governadores de estado, outras autoridades políticas e esportivas, além de representantes dos patrocinadores oficiais dos Jogos. Para representar Valença na solenidade, a prefeita Jucélia Nascimento designou, em seu nome, a presença do diretor de Cerimonial e Eventos do município, Lauro Sacramento.

Depois de acesa na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, a Chama deve chegar ao Brasil de 90 a 100 dias antes do início das Olimpíadas, a partir de quando percorrerá 300 cidades de todos os estados do país e do Distrito Federal, começando por Brasília, entre abril e maio do próximo ano. A tocha seguirá um percurso de aproximadamente 20.000 km, além do espaço aéreo de cerca de 10 mil milhas pelo país. Calcula-se que 10 mil pessoas conduzirão a Chama até esta acender a Pira Olímpica, na cerimônia de abertura dos Jogos, no estádio do Maracanã.

O Rio 2016, no Brasil, marca a realização dos primeiros jogos olímpicos realizados na América do Sul e se constitui no maior evento esportivo do planeta, quando, durante 17 dias, de 05 a 21 de agosto, vai reunir cerca de

10.500 atletas de 205 países, disputando 306 provas com medalhas.

“Valença está se firmando como uma das mais importantes cidades da Bahia e, neste sentido, diversas são as ações do nosso governo”, observou a prefeita Jucélia, ao sinalizar também para o recente trabalho das secretarias da Cultura, Esporte e Lazer e do Turismo que culminou com a Celebração do Revezamento da Tocha das Olimpíadas 2016 na cidade. No estado, além de Valença, a cerimônia do Revezamento contempla apenas Ilhéus, Porto Seguro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista e Salvador.

Por Ivamar de Queiroz/Ascom-Governo de Valença