VALENÇA: CRIANÇA NASCE COM O INTESTINO PARA FORA DO ABDOMEN

www.aindahoje.com A criança de apenas 7 meses nasceu na quinta-feira (20), com uma anomalia rara conhecida como gastro
A criança de apenas 7 meses nasceu na quinta-feira (20), com uma anomalia rara conhecida como gastrosquise. De acordo com médicos, de cada 15 mil nascidos um nasce com anomalia. Em Valença, a 262 km de Salvador, esse é o segundo caso.
Luana Dias Souza, 20, mãe da criança, deu entrada no pronto socorro de Valença, na tarde de quinta-feira (19), após sentir muitas dores. Por ser uma gravidez de risco os médicos indicaram que a mulher fosse encaminhada para um hospital Salvador, porém Luana se recusou a viajar, obrigando o médico a fazer o parto no hospital da cidade. Ao nascer o médico descobriu a anomalia e a pequena Mailana, nome que a criança será registrada se sobreviver, precisava ser transferida as pressas para a capital do estado.
Em todo o tempo que trabalho na área da saúde essa é a segunda vez que acompanho um caso como esse, a garotinha apesar da gravidade da doença, chegou ao hospital São Rafael esperta e lutando para sobreviver”. Afirmou Leandro Pimentel, enfermeiro que acompanhou a transferência da criança.
A mãe da criança, que permanece internada no hospital da Valença, esta confiante com a recuperação da filha. “Minha filha chorou tão forte, tenho certeza que ela vai sair dessa, espero ansiosa poder carrega-la pela primeira vez” afirmou Luana.
A causa da doença a medicina ainda não descobriu, mas normalmente é o resultado de um pré-natal mal feito, pois a doença pode ser descoberta no quarto mês de gestação”. Afirmou o médico obstetra, Drº Agostinho Santana
A gastrosquise é o problema mais comum na parede abdominal e cerca de 40% dos bebês com o problema nascem abaixo do peso ou prematuramente. É uma doença perigosa e causa mortalidade em 15% dos casos. A má formação do embrião acontece na quarta semana de gestação.
 

Imagem Ilustrativa: O caso da foto aconteceu na cidade de Guaraciaba