O dia 20 de novembro foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, como o dia da Consciência Negra. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.A homenagem é justa tendo em vista que a história oficial do nosso país tende a valorizar muito as ” grandes personalidades”, e marginalizar os negros, índios, mulheres, dentre outros.
Nessa data, muitas cidades trazem a tona os diversos movimentos sociais que os negros fizeram ao longo da história, sua ampla participação na cultura desse BRASIL, que mesmo sabendo disso, sempre os deixou a deriva. Um AXÉ PTN NEWS vai para os bravos guerreiros NEGROS da BAHIA de TODOS os SANTOS, que acordam cedo para ganhar o pão de cada dia, seja vendendo seu carajé, com sua barraca de salgado, vendendo água no trânsito, confecção na praça, feira, comercializando cd pirata, ou com o seu cafezinho na portal dos hospitais. Esses BRAVOS GUERREIROs contemporâneos dignificam uma classe marginalizada pela história, e faz com que a nossa historicidade continue.
Um AXÈ para os nobres guerreiros e guerreiras de Presidente Tancredo Neves, como falar de nobres guerreiros e não lembrar de; Elenita Machado na Educação, Manoel Francisco na ação social e Maria Inocência pela saúde.Independentemente de ser dia da consciência negra.
Por fim gostaria de ressaltar que temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história.