O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu um número recorde de inscrições de interessados em participar do Teste Público de Segurança da Urna (TPSU) 2023, que vai avaliar a segurança do sistema eletrônico de votação que será usado nas eleições municipais de 2024.
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação da Corte, Júlio Valente, entre os 85 pré-aprovados para participar do teste, há 56 interessados que se inscreveram em 15 grupos, além de outros 29 investigadores inscritos individualmente.
“Tivemos um número bem maior de pré-inscritos que nas edições anteriores do teste”, informou Costa, nesta sexta-feira (15), na primeira audiência pública que integra o cronograma do processo de testagem. A relação dos pré-aprovados está disponível no site do TSE.
Dos 85 pré-selecionados, 67 são homens e 18 mulheres. Em 2021, quando a Justiça Eleitoral submeteu ao escrutínio de especialistas o sistema usado nas últimas eleições presidenciais, 39 pessoas foram aprovadas a participar do processo de análise, individual ou coletivamente.
O TPSU é um processo aberto a qualquer cidadão brasileiro, maior de 18 anos, que tenha interesse em avaliar a segurança do sistema eletrônico de votação. Os participantes podem testar o sistema em todas as suas etapas, desde a geração da urna eletrônica até a apuração dos votos.
“O código-fonte não é secreto”, garantiu Costa, destacando que, nesta edição, serão testados os modelos mais recentes de urnas eletrônicas, de 2020 e 2022, os mesmos que serão empregados durante as próximas eleições, além da versão do software que está sendo desenvolvida especialmente para 2024.
Quanto ao fato de urnas de 2015 não passarem por novos testes, mesmo sendo usadas no próximo pleito, o secretário assegura que elas operarão com os mesmos parâmetros de segurança das mais recentes, além de já terem sido submetidas a testes anteriores, sem que qualquer vulnerabilidade tenha comprometido o funcionamento.
O TPSU 2023 será realizado em duas etapas:
Fase 1: Testes preliminares, realizados de forma remota, com os pré-aprovados.
Fase 2: Testes presenciais, realizados no TSE, com os investigadores selecionados.
A fase 1 do teste está prevista para começar no dia 27 de novembro de 2023 e terminar no dia 1º de dezembro de 2023. A fase 2 do teste está prevista para começar no dia 3 de dezembro de 2023 e terminar no dia 7 de dezembro de 2023.
O resultado do TPSU será divulgado pelo TSE no dia 8 de dezembro de 2023.