TEOLÂNDIA: MANIFESTANTES DESTRÓI PATRIMÔNIO PUBLICO E PREFEITO ACIONA A JUSTIÇA, ENTENDA!

FOTO: Baixo Sul em Foco
Na manhã de ontem, 12, moradores do distrito de Burietá reuniram-se para protagonizar cenas nunca vistas no município e que não se pode chamar de protesto. Alguns jovens se reuniram com enxadas e picaretas para abrir buracos nas ruas do distrito.

Segundo matéria publicada no blog baixo sul em foco, os manifestantes estavam reivindicando melhorias para o povoado como pavimentação, saúde, educação e água de qualidade. Reivindicações por melhorias são válidas, necessárias e temos visto como se faz reivindicação de maneira pacífica e eficiente, sem a necessidade de causar danos ao patrimônio público ou privado.

FOTO: Baixo Sul em Foco


Nos últimos dias ondas de protestos se espalharam por todo o país, o que deveria ter servido de exemplo de como se chamar a atenção das autoridades. Temos que levar em conta, porém que a linha que separa a manifestação e o vandalismo é tênue. Os jovens cavaram deliberadamente as vias de acesso ao interior do distrito, impedindo o trânsito dos que queriam passar pelo local, além de causar dano ao patrimônio e gerar ônus ao erário.

O secretário de Serviços Públicos do município Enoque Orrico esteve no final da tarde no local para tapar os buracos e se colocou a disposição para atender aos que participavam dos atos. Ninguém se manifestou, inclusive evadiram-se do local, o que dispersa eventualmente qualquer possibilidade de legitimidade das ações.

Em contato com o prefeito Lázaro para saber qual a sua posição com relação ao assunto, ele nos informou que não há razão para as manifestações, pois o distrito passou por uma grande limpeza no início do ano, a Escola Álvaro Paulo de Souza e o seu anexo foram revitalizados, o distrito está recebendo um novo PSF e há R$ 500 mil reais disponibilizados para a conclusão do calçamento. Ainda segundo o prefeito, a verba está aguardando apenas o fim da etapa burocrática para ser liberada.


Ele disse ainda que a partir de hoje, 13, irá tomar as medidas judiciais cabíveis contra aqueles que praticaram dano ao patrimônio sem qualquer justificativa. Ele disse ainda que não dá para resolver em seis meses, tudo o que não foi feito em vinte anos, e que continuará trabalhando pelos moradores daquele local, a fim de melhorar cada vez mais a vida dos teolandenses que vivem no distrito.


Redação e Edição: Arautos de Teolândia/COLABORAÇÃO Baixo Sul em Foco edição PTN NEWS