Com a saída de Luiza Pataxó, a coordenadoria de saúde indígena da Bahia, passa a ser exercida por um Teolandense. Segundo o mesmo, se sente muito feliz em poder estar exercendo essa função de grande importância para a população indígena da Bahia. Formado em Administração, sempre teve a facilidade de se adaptar aos mais diversos setores da administração pública.
” Numa sociedade ainda racista como a nossa, chegar ao cargo político de tamanha relevância, me deixa orgulhoso, e desejoso de inspirar outros jovens, também de família humilde a não desistirem, a se dedicarem aos estudos e acreditarem no seu próprio potencial” afirma Adilton Assunção, ao ser questionado, sobre o que fazer para vencer as barreiras do racismo ou qualquer outro tipo de discriminação.
Quanto a saúde indígena:” eu reconheço o desafio de lidar com a saúde humana, com a saúde indigena o desafio é ainda maior, mas acredito que através de uma gestão participativa e com a força do controle social e das lideranças vamos alcançar esse objetivo de levar uma saúde de qualidade a todo indigena no território baiana, palavras do novo coordenador de Saúde indígena na Bahia, Sr Adilton Assunção.