Técnico de laboratório é preso por envolvimento em transplante de órgãos co HIV

Suspeito estava foragido desde segunda-feira; outros envolvidos já haviam sido detidos

A Polícia Civil prendeu, na tarde desta quarta-feira (16), o biólogo Cleber de Oliveira dos Santos, técnico de laboratório, no Aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro. Foragido desde a última segunda-feira (14), Cleber teve sua prisão decretada por participação na liberação de órgãos contaminados com HIV, que resultou na infecção de seis pacientes transplantados.

De acordo com as investigações, Cleber era o responsável pela liberação dos órgãos infectados no laboratório PCS Lab Saleme, que presta serviços para a Central Estadual de Transplantes. A Polícia Civil segue apurando as responsabilidades e possíveis falhas nos exames realizados pelo laboratório.

Cleber foi o último a ser preso entre os envolvidos no caso. Ele foi detido no desembarque de um voo vindo de João Pessoa, na Paraíba, por volta das 15h50. Segundo a defesa do biólogo, ele estava de férias no Nordeste e não conseguiu se apresentar às autoridades antes.

Outros dois técnicos do laboratório e um dos sócios já haviam sido presos. Jacqueline Iris Bacellar de Assis, outra técnica envolvida no caso, se entregou à polícia na terça-feira (15).

Os acusados enfrentam acusações de falsidade ideológica, falsificação de documentos, associação criminosa, crimes contra as relações de consumo, além de infrações sanitárias. O caso gerou grande repercussão, sobretudo entre as famílias dos pacientes infectados.