SEM SAIR DE CASA: SITE OFERECE SERVIÇOS ONLINE PARA FGTS

www.aindahoje.comO Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em uma explicação simples, é uma conta poupança aberta pelo empregador em nome do empregado com o objetivo de protegê-lo em caso de demissão sem justa causa, onde é depositado mensalmente 8% do salário do funcionário, horas extras, adicionais (noturno, periculosidade e insalubridade), férias, 13º salário e Aviso Prévio (trabalhado ou indenizado). Todo trabalhador registrado em Carteira de Trabalho tem direito ao FGTS.

Na Bahia, a arrecadação do FGTS este ano, até o mês de junho, foi de R$ 1,1 bilhão. No mesmo período, ocorreram saques no valor de 1,2 bilhão no estado, representando mais de 750 mil saques.


Criado na década de 60, o FGTS é administrado pela Caixa Econômica Federal (CEF), conforme a Lei nº 11.491, que oferece no endereço www.caixa.gov.br/fgts, um canal de serviços online diretamente voltado ao Fundo. Há também um site dedicado exclusivamente ao FGTS – www.fgts.gov.br -, que em 2012 registrou mais de dois milhões de acessos. São serviços que podem ser realizados tanto pelo trabalhador quanto pelo empregador, sem sair de casa.
De forma rápida e prática, é possível, por exemplo, consultar saldo e extrato de contas vinculadas ao FGTS, inclusive inativas, extrato dos créditos complementares ou atualizar o endereço. No canal é possível, ainda, cadastrar-se para receber mensagens no celular com informações da conta do FGTS ou alterar o modo de recebimento do extrato, que pode ser por correspondência ou e-mail. Também oferece a opção de acessar a conta via celular, palm top e Tablet.
Ao acessar qualquer uma das opções de serviços e operações, o cidadão será remetido a uma página de identificação. Nela, você terá que informar o Número de Identificação Social (NIS) (PIS/PASEP), senha e digitar o código de verificação no campo informado. Se for o primeiro acesso, o usuário terá que ir em “cadastrar senha” e, em seguida, fazer um cadastro de informações básicas, como: número da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do Título de Eleitor. Cadastro feito, serviços online disponíveis. Fonte Atarde