SEIS CIDADES BAIANAS SÃO APONTADAS COMO AS MAIS VIOLENTAS DO PAÍS

Simões Filho, Itabuna, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Dias d’Ávila e Eunápolis estão entre as trinta cidades mais violentas do país. Os dados estão no mapa da violência dos jovens no Brasil, realizado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça.   

Com 114 mil habitantes, Simões Filho aparece como a vice-campeã nacional em assassinatos. Uma medalha de prata sem qualquer motivo para comemoração. Já Itabuna, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Dias d’Ávila e Eunápolis figuram na 13ª, 16ª, 17ª, 22ª e 23ª colocação.

O primeiro lugar ficou com Itupiranga, no Pará. Com apenas 42 mil habitantes, o município é indicado com o maior número de homicídios de jovens na faixa dos 15 aos 24 anos. Enquanto a cidade paranaense de 36 mil habitantes, Campina do Sul, ostenta o terceiro lugar.

As maiores capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte não aparecem nas primeiras colocações do ranking. Mas se as taxas de homicídio caem nas capitais, no interior do país elevam-se. Segundo o levantamento, esses dados caracterizam um fenômeno iniciado na virada do século: a interiorização da violência, ou seja, o deslocamento dos pólos dinâmicos da violência nas regiões metropolitanas para o interior.    

Ainda conforme o estudo, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado de São Paulo diminuiu nos últimos dez anos 58,6%, ao passo que no Rio de Janeiro a redução foi de 31,7%. Enquanto isso, na contramão, a taxa de homicídios na Bahia aumentou 61,1% entre 1997 e 2007.
O número de mortes anuais no Brasil apontados na última década ultrapassa a quantidade de mortes de países em guerra, como Chechênia, Guatemala e El Salvador.

Veja abaixo o ranking nacional das 30 cidades mais violentas do Brasil:


1º Itupiranga, Pará.
2º Simões Filho, Bahia.
3º Campina Grande do Sul, Paraná.
4º Marabá, Pará.
5º Pilar, Alagoas.
6º Goianésia do Pará, Pará.
7º Serra, Espírito Santo.
8º Maceió, Alagoas.
9º Itapissuma, Pernambuco.
10º Guairá, Paraná.
11º Ilha de Itamaracá, Pernambuco.
12º Coronel Sapucaia, Mato Grosso do Sul.
13º Itabuna, Bahia.
14º Rondon do Pará, Pará.
15º Escada, Pernambuco.
16º Lauro de Freitas, Bahia.
17º Porto Seguro, Bahia.
18º Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
19º Amambaí, Mato Grosso do Sul.
20º Arapiraca, Alagoas.
21º Tailândia, Pará.
22º Dias d’Ávila, Bahia.
23º Eunápolis, Bahia.
24º Ariquemes, Rondonia.
25º Armação dos Búzios, Rio de Janeiro.
26º Tucuruí, Pará.
27º Recife, Pernambuco.
28 Ananindeua, Pará.
29º Cariacica, Espírito Santo. 
30º Novo Repartimento, Pará.