ROSEMBERG RECEBE COMITIVA DE GANDU PARA TRATAR DE LIMITES TERRITORIAIS

O líder do PT na ALBA, Deputado Rosemberg Pinto, recebeu em seu gabinete   no ultimo dia (20), uma comitiva do município de Gandu. O prefeito Ivo Peixoto (PCdoB) acompanhado de seu vice, Djalma Galvão (PT), vieram acompanhar as discussões acerca das definições dos novos limites territoriais do município. Para debater o assunto, Rosemberg reuniu-se com o deputado João Bonfim (PDT), presidente da Comissão de Assuntos Territoriais, que discute a atualização das divisas intermunicipais do estado, em conformidade com a lei 12.057, de 11-01-2011.

 

Na conversa, João Bonfim explicou que os conflitos envolvendo limites de municípios já duram cerca de 60 anos e, a execução desse levantamento, que será transformado em projeto de lei, representa uma visão de estadista adotada pelo governador Jaques Wagner. Informa ainda o deputado João Bonfim, que a intenção é buscar um entendimento entre os municípios conflitantes, porém o critério a ser utilizado é eminentemente técnico. Explicou ainda que, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a fixação desses limites devem ter como base o sentimento de pertencimento da população.

 

Rosemberg Pinto comprometeu-se em dar seguimento a conversa e aprofundar o assunto nas reuniões de Comissão de Assuntos Territoriais, da qual é membro. “Gandu é um município central e estratégico no Território de Identidade do Baixo Sul. A ideia é manter os limites atuais estabelecidos à época da emancipação. Se houver uma diminuição do território, a tendência é reduzir o fundo de participação e isso é inadmissível. Estaremos dialogando com os técnicos da SEI, buscando entendimentos que atendam aos preceitos técnicos e legais, mas sem prejudicar as finanças municipais”, disse.