Rosa, do PP, foi eleita, neste domingo (15), prefeita de Teolândia (BA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Rosa teve 57,53% dos votos. Foram 5.164 votos no total.
A candidata derrotou Dioney, que ficou em segundo lugar com 42,47% (3.812 votos).
A eleição em Teolândia teve 16,54% de abstenção, 1,1% votos brancos e 5,54% votos nulos.
Nessa reportagem o PTN News traz alguns fatos que explicam esse resultado. Essa reportagem foi baseada em relatos dos eleitores teolandenses.
Rosa Baitinga iniciou sua pré campanha ainda em 2019 realizando visitas e mutirões de saúde em várias comunidades, foi um momento em que ela se colocou como uma líder na política com capacidade de resolver algumas carências do povo, com essa pré-campanha Rosa pontuou bem nas pesquisas e recebeu o apoio do atual prefeito Lazaro Andrade para sua campanha, após esse período ela angariou também o apoio de figuras publicas como Marcos Pinto, o ex prefeito Carcará e ficou definido também que o vereador Moacy Antônio seria o vice, Moacy também é uma liderança importante no município juntos formaram a chapa “Por uma Teolândia mais forte e mais Feliz”.
Rosa Baitinga é conhecida no município por ter sido professora por muitos anos, depois se tornou vereadora, e tem um serviço social e solidário constante com o povo de Teolândia, muitos moradores tem relatos de que sua casa sempre esteve aberta para todos, relatos de ex alunos e pais dizem que Rosa, queria que todos frequentasse a escola, num período onde muitos pais não conseguiam sequer comprar o material escolar para seus filhos, Rosa os ajudava.
O plano de governo de Rosa e Moacy pretende continuar o trabalho de Lazaro Andrade, com projetos bem definidos, essa estratégia mostrou ao povo que o time dela tem pleno conhecimento do momento que Teolândia vive, e que esse desenvolvimento não pode parar.
Outro ponto que garantiu a preferência popular por Rosa, foi a campanha confusa do adversário Dioney Fernandes, que foi aliada totalmente a figura do ex prefeito Antônio Santana Junior, que protagonizou alguns episódios negativos, em seus discursos o mesmo sempre desrespeitava a figura da candidata Rosa, bem como toda movimentação nas redes sociais girava em torno de comparações entre os mandatos de Lazaro e Antônio Junior, Dioney Fernandes acabou desaparecendo dentro da própria campanha.
Toda narrativa criada pela campanha de Dioney prometia mudança no governo, porém, o mesmo é vice prefeito, além disso, todo candidato de oposição para chamar a atenção do eleitor costuma criticar severamente a atual gestão, mas em Teolândia Lazaro Andrade possui 70% de aprovação pela população, tudo isso gerou muito ruído.
Tudo isso consagrou Rosa Baitinga Prefeita eleita de Teolândia, a primeira mulher a alcançar esse feito, com 1352 votos a frente, uma marca inédita em Teolândia. Desejamos ao time de Rosa um excelente mandato.
PTN NEWS