Todo material apreendido será periciado pelos departamentos de inteligência da Seap
Durante as revistas realizadas no último fim de semana, dias 2 e 3 de novembro, no Conjunto Penal de Jequié, no Sudoeste baiano, as equipes de policiais penais localizaram 15 celulares, além de nove carregadores, três fones de ouvido, 12 cabos USB, um chip, dois pen drives e cadernos com anotações. A ação faz parte da Operação Aláfia, que visa combater a entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais da Bahia.
Todo o material apreendido será submetido a perícia pelos departamentos de inteligência da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização) e do MP (Ministério Público da Bahia). As investigações já foram iniciadas para identificar os responsáveis pelos objetos e como conseguiram entrar na unidade.
A Operação Aláfia é uma iniciativa coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pela Seap, com o intuito de localizar ilícitos dentro das prisões e contribuir para a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no município.
Um dos principais objetivos da operação é prevenir o contato entre os custodiados e grupos criminosos externos, eliminando possibilidades de articulação, mantendo o cumprimento das normas de segurança carcerária.
As ações são supervisionadas pela Polícia Penal, através da SGP (Superintendência de Gestão Prisional), e contam com a colaboração do MP (Ministério Público da Bahia), da SSP (Secretaria da Segurança Pública), além das Polícias Civil e Militar e do DPT (Departamento de Polícia Técnica).