Na matéria ida ao ar no dia 12/12 deste ano, o PTN News trouxe ao ar as condições precárias que se encontra a Santa Casa de Valença. Denúncia feita por uma assistida do referido hospital, que esteve por 3 dias internadas e registrou em fotos tudo aquilo que foi publicado na matéria.
Sendo este um espaço democrático, o PTN News abriu espaço para que a Santa de Casa de Valença estivesse dando as devidas explicações, a cerca do denunciado na matéria. Lembrando que o nosso compromisso é com a verdade e que com o povo.
A Santa Casa de Valença se pronunciou, trazendo a público as dificuldades que vem enfrentando, os avanços e as melhorias que estão sendo feitos para alcançar uma assistência de excelência. No entanto na nota de resposta da Santa Casa há uma informação que não é verdadeira.
“Em tempo, a Santa Casa de Valença retifica que as fotos apresentadas na matéria são fotos antigas, tiradas há cerca de 1 ano.”
O que gerou a nós o direito de está levando ao ar esta nota de esclarecimento. Mas uma vez o PTN News deixa aqui claro, que nossa intenção não é fazer sensacionalismo, ou mesmo produzir falsas matérias para obter ibope. Em resposta a afirmação feita pelo referido hospital, é realmente primário e vergonhoso a intenção de camuflar e abafar a verdade sobre o que foi visto aqui.
As fotos tiradas por um dispositivo móvel, conta com um programa que fornece detalhes das fotos feitas pelo seu usuário. Com isso o PTN News, traz novamente ao ar as fotos que chocaram a todos, só que agora com todas as informações necessárias que comprovam a veracidade do que foi publicado.
O povo e o PTN News não foram ao ar para apedrejar ou denegrir a imagem da Santa Casa de Valença, ou mesmo desmerecer os serviços prestados ali, o que solicitamos é uma maior atenção dos gestores as condições de funcionamento e serviços prestados aos seus assistidos. Que estes recebam no mínimo uma assistência humanitária, higiênica e segura, que não sejam expostas a mais risco a sua já abalada saúde.
Lixeiras sem tampas, lixos transbordando, mau cheiro em banheiros limoso e inseguros, fiações velhas e expostas, lençóis rotos e encardidos, são sim ainda a realidade das enfermarias do setor público da Santa Casa. O que muito mais vem ser agravado por funcionários insatisfeitos, que fazem de mal grado o seu trabalho.
O que pedimos é uma atenção maior aos que já sofrem, pedimos respeito, dignidade aos que estão passando por momentos de dor e do sofrimento, que seus profissionais sejam valorizados, que disponibilizem os recursos materiais necessários para que os mesmo possam trabalhar com dignidade o que pedimos a cima de tudo é a verdade e compromisso!
A Santa Casa de Valença não precisa produzir mentiras e mascarar situações vergonhosas que precisam ser reparadas imediatamente, precisa sim de uma gestão humanitária, responsável, comprometida em continuar buscando as melhorias que foram citadas em sua nota, em exigir o que lhes são direitos, gerir os recursos com transparência e responsabilidade, está aberta a reclamações e sugestões e como a mesma ressaltou:
“A Santa Casa é de responsabilidade de cada um que dela se beneficia. Por isso, conclama a imprensa, à sociedade e autoridades para reconhecerem o seu papel como agentes sociais e de transformação, para uma saúde melhor para todos.”
O povo esperava que os gestores aproveitassem o espaço que lhe foi dado aqui para junto com o povo, exigir as providencias cabíveis para a melhoria da Santa Casa junto aos devidos responsáveis, não o que veio ao ar na nota de resposta. O povo está atento, o povo não se engana e estamos de olho!!
PTN News, nem mais nem menos, na medida.