REGIÃO DO CACAU VOLTA À PAUTA POLÍTICA BAIANA

A região do Cacau volta à pauta política baiana. O primeiro caso noticiado pelo jornalista Levi Vasconcelos do jornal A Tarde intitulada “O confesso do Nó” introduz o tema a partir da perspectiva que aponta a vassoura-de-bruxa como principal vilã para o declínio da cultura do cacau no Sul do estado.
De acordo com o colunista, o “terrorismo biológico, tem um réu confesso. Trata-se de Luiz Henrique Franco Timóteo, itabunense que hoje mora no Rio de Janeiro. Ele confessa que ajudou a disseminar a praga. Por acaso, é padrasto do goleiro Bruno, do Flamengo, que está preso acusado de ter mandado matar a ex-namorada Elisa Samudio”.
Já a coluna Raio Laser, da Tribuna da Bahia, traz o discurso do deputado federal Felix Mendonça Júnior (PDT) fez, na última segunda-feira (26), seu primeiro discurso na Câmara Federal. Ele defendeu de forma veemente a lavoura cacaueira do Sul da Bahia, que vem enfrentado sérias dificuldades, com a falta de crédito de incentivos fiscais. O deputado, que nasceu em Itabuna, defendeu a adoção de uma política nacional de preço mínimo para o cacau e a criação de um selo ambiental para lavou cacaueira.