Reforma da Igreja do Ouro em Salvador depende de projeto de restauração e Iphan busca apoio financeiro

A Igreja de São Francisco , conhecida popularmente como “Igreja do Ouro” , em Salvador, passa por um processo de preparação antes do início da reforma . A restauração do imóvel depende da elaboração de um projeto técnico , que ainda não tem previsão para ser concluído.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) , responsável pela supervisão da obra em parceria com o Ministério da Cultura , divulgou as informações nesta quinta-feira (13). Segundo o órgão, o documento técnico para a restauração já foi contratado quando ocorreu o desabamento que foi descoberto na morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos . Enquanto a obra não começa, a igreja permanece interditada .

De acordo com o presidente do Iphan, Leandro Grass , antes da reforma completa, a igreja precisará passar por escoramento, estabilização e limpeza emergencial . “Depois disso, será possível contratar uma obra completa, que recupere não apenas a estrutura do forro e do telhado, mas também as obras de arte e os bens móveis integrados ao espaço, permitindo a sua restauração completa”, explicou.

O custo total da recuperação ainda não foi estimado, mas, segundo Grass, o valor não será baixo. Na entrevista, ele reforçou a necessidade de apoio financeiro e convocou informações específicas para contribuir com o projeto.

A expectativa é que, após a finalização do projeto de restauração e da coleta de recursos, a reforma da Igreja do Ouro possa ser iniciada, garantindo a preservação desse importante patrimônio histórico de Salvador.