O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira, 29 de abril de 2015, no Hospital do Município de Presidente Tancredo Neves, Baixo Sul da Bahia. Segundo informações de funcionários do Hospital Luiz Eduardo Magalhães, o ex-vereador Elson dos Anjos Tófilo, de 51 anos de idade, invadiu a unidade hospitalar e se dirigiu até a sala da direção, onde se encontrava José Calisto dos Santos, 35 anos, funcionário do hospital.
De acordo com a direção do Hospital, Zé Calisto estava sentando fazendo anotações dos veículos quando foi iniciada a violência. Conforme mostra o BO (boletim de ocorrência) Zé Calisto agiu em legítima defesa.
Pacientes entraram em pânico e a confusão só terminou depois que populares conseguiram separar os dois. Duas enfermeiras sofreram escoriações , sendo que uma delas também prestou o depoimento na delegacia de policia.
A direção do Hospital garantiu que irá tomar as devidas providências junto ao Ministério Público para que o ex-vereador seja punido por crime de desacato, previsto no art. 331 do Código Penal, que enuncia: “Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, ou multa”.
O motivo do desacato ao funcionário público se deu por conta de o ex-vereador, que é proprietário de um posto de combustível, não ter concordado com o que foi dito por Zé Calisto a um funcionário do posto, a saber: “por causa disso que o povo comenta na rua que esse posto não vai fornecer combustível para prefeitura”. Já esse comentário se deu por conta que Zé Calisto ter ligado para um posto do Distrito de Corte de Pedra pedindo que colocasse combustível no veículo que transporta médicos e enfermeiros para zona rural , que estregaria a nota em nota 5 minutos.
Veja abaixo o citado B.O.