PTN: Na Itália diretor executivo da Coopatan apresenta produto banana chip. Saiba mais sobre o evento gastronômico

Aílton Pereira, diretor executivo da Coopatan, participa do Encontro Alianças Produtivas para a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Territorial no Brasil e apresentou a experiência sobre a gestão e o processo produtivo da cooperativa. O Evento aconteceu na Itália e foi apresentado o produto banana chip, produzido na Coopatan.

 

As malas estão cheias de sabores e histórias. Tem chocolates especiais do Sul da Bahia, doce de corte de umbu e geléia de maracujá de Canudos, chocolates com 70% de cacau do Sul do estado, e licuri caramelizado do Piemonte da Diamantina. Na bagagem cabe ainda o mel da Caatinga Central, a banana-da-terra chips do Baixo Sul, dendê de pilão do Recôncavo, café da Chapada Diamantina, e um mix com castanha de caju, abacaxi e banana do Nordeste da Bahia. Todos estes alimentos foram produzidos por agricultores baianos que embarcaram nesta terça-feira rumo a Turim, na Itália.

Os produtos estão sendo levados para o Terra Madre, um evento bianual que reúne produtores de alimentos de 160 países. O evento é organizado pelo Slow Food, movimento criado por chefes de cozinha de vários países. O movimento prioriza alimentos gerados de forma artesanal, produzidos através de processos que garantem a preservação ambiental, o preço justo, a economia solidária, a sustentabilidade e o respeito aos agricultores.