Na manhã desse sábado, 14, foi realizada uma caminhada com alunos e professores do curso técnico de enfermagem. Em presidente Tancredo Neves, buscando conscientizar e chamar ainda mais a atenção para saúde da mulher. Outubro é o mês de reforçar a luta contra o câncer de mama, com o movimento conhecido como Outubro Rosa. Para sensibilizar a população para a luta contra os cânceres de mama e do colo do útero.
É importante lembrar que, embora a grande maioria da população desconheça, o câncer de mama não é uma doença exclusiva do público feminino. Segundo dados de 2013 do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o Brasil registrou 14.388 mortes decorrentes do câncer de mama, sendo 14.206 em mulheres e 181, em homens.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é um movimento internacional que estimula a luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas a doença. O símbolo da campanha é um laço rosa.
O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo. Para prevenir a doença, é importante fazer o autoexame mensal das mamas, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer mamografia.