Em uma busca incessante por excelência e qualidade, a COOPATAN, submeteu-se recentemente a duas auditorias minuciosas e abrangentes realizadas pela renomada empresa global de auditorias e certificações de segurança alimentar, a QIMA/WQS. Essas auditorias fazem parte dos requisitos da IFS Global Markets Food (Programa de desenvolvimento para avaliação da conformidade de produto e processo em relação à segurança de alimento e qualidade).
Elas abrangeram o setor de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) e as unidades de beneficiamento dos produtos industrializados, destacando a busca implacável da cooperativa por processos de fabricação e processamento que atendam às exigências legais, afim de garantir a política de qualidade de seus produtos, desde o campo até a mesa dos seus consumidores.
A segurança dos alimentos é uma preocupação global e uma prioridade absoluta para qualquer organização envolvida na produção de alimentos. As auditorias da WQS representam um compromisso firme com a política de qualidade dos alimentos, garantindo que cada etapa da produção seja minuciosamente verificada para garantir a conformidade com os mais rigorosos padrões regulatórios.
As auditorias são processos fundamentais no universo das indústrias de processamento e beneficiamento de alimentos, visam garantir que os mais altos padrões de qualidade e segurança sejam mantidos. Para a COOPATAN, elas representam mais do que apenas um conjunto de verificações e regulamentos, mas um comprometimento categórico com a saúde, o bem-estar de seus consumidores e com o sucesso de seus cooperados, afinal, garantir a eficácia do sistema de qualidade é compromisso inegociável.
Nos processos de avaliações de conformidades realizados, durante os meses de setembro e outubro, a COOPATAN alcançou uma avaliação excepcional de conformidade, de 95,95% no setor de FLV, esta conquista reflete o esforço coletivo e o compromisso de cada membro da cooperativa para alcançar diariamente os mais altos padrões de qualidade e segurança dos alimentos. No entanto, é importante destacar que esse sucesso não é motivo para diminuir a guarda, pelo contrário, a COOPATAN vê essa conquista como uma razão para elevar ainda mais o nível de excelência e rigor nas boas práticas de fabricação e beneficiamento. Isso garante que os produtos da cooperativa continuem a atender as exigências regulamentadoras, promovendo a confiança dos consumidores e a saúde pública.
Para o presidente e diretor executivo da Coopatan, as auditorias vão além da garantia de conformidade com as normas regulamentadoras, essas avaliações anuais não são apenas uma obrigação, mas uma oportunidade de crescimento e aprimoramento contínuo do sistema de gestão da qualidade da cooperativa e têm um impacto tangível na vida dos cooperados e dos consumidores que confiam em seus produtos.
“Para os cooperados, as auditorias significam a oportunidade de aprimorar suas operações e práticas agrícolas, obtendo feedback valiosos dos seus processos de plantio e colheitas. E para os consumidores, elas representam a garantia de que os alimentos que produzimos pela Coopatan são seguros para o consumo,” conclui, Juscelino Macêdo.
Isso vai além de simplesmente seguir normativas, mas é uma demonstração do compromisso da cooperativa em evidenciar na rotina de beneficiamento a sua política de qualidade, que é promover a melhoria contínua dos processos pautados nas novas tecnologias, de forma a assegurar que os consumidores adquiram um produto seguro, saboroso e nutritivo, originário da agricultura familiar, reforça o nosso empenho contínuo com a segurança dos alimentos e a satisfação dos seus clientes.