O Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Valença passa a atender, exclusivamente, casos de urgência e emergência. A decisão tomada com o apoio do Ministério Público Estadual, nesta segunda-feira (04), se deu devido ao grande número de atendimentos a pacientes da Atenção Básica, o que agrava ainda mais o quadro de dificuldade financeira enfrentada pela instituição.
Além disso, com o recebimento de casos não urgentes no Pronto Socorro da Santa Casa, há prejuízos para a qualidade do serviço prestado devido à superlotação. São filas de espera gigantescas, impedindo que pessoas em estado grave sejam atendidas com maior agilidade. A cada 10 pessoas que procuram o serviço, em média, 6 não são de urgência ou emergência. Para este tipo de demanda, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de Valença disponibilizam cerca de 19 unidades de referência para onde os pacientes não graves devem se dirigir. Em geral, portanto, esses casos poderiam ser atendidos com hora marcada, em consultórios e postos de saúde municipais.
É importante ressaltar que o uso consciente dos serviços do Pronto Atendimento colabora para o seu melhor funcionamento. Por exemplo, o Pronto Socorro não deve ser utilizado para solicitação de exames, troca de receitas, pedidos de atestados de saúde, entre outros; ao contrário, deve ser destinado ao atendimento de pessoas que correm o risco eminente de morte, como acidentados, aqueles com suspeita de infartos, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas e outras complicações.
A medida pretende diminuir o tempo de espera, possibilitar maior eficiência na triagem e melhorar o fluxo de atendimento médico-hospitalar da Santa Casa de Valença, seguindo o Acolhimento com Classificação de Risco, que identifica, após uma triagem baseada nos sintomas, os doentes por cores representativas do grau de gravidade e do tempo de espera recomendado para o atendimento. Assim, a população contará com ganhos significativos a partir da mudança no Pronto Socorro.
Para mais informações: (75) 3641-8400.
*Ascom