De acordo com um livro com 900 anos que se encontra no Vaticano, o “Dia do Juízo Final” poderá estar para breve e o Papa Francisco poderá ser o último líder da Igreja.
A morte do Papa Francisco levou a um renovado interesse num livro com 900 anos de idade conhecido como “A Profecia dos Papas” (“Prophetia Sancti Malachiae Archiepiscopi, de Summis Pontificibus” – ou “Profecia de São Arcebispo Malaquias, relativa aos Sumos Pontífices”), que afirma prever o ano do Dia do Juízo Final.
Para aqueles que precisam de rever as suas escrituras, o Dia do Julgamento – também conhecido como “O Julgamento Final” ou “a segunda vinda de Jesus Cristo” – é o dia em que Jesus regressa à Terra para julgar a humanidade e destruir a Terra e o Céu.
Essencialmente, é o dia em que descobriremos quem será salvo e quem será condenado.
De acordo com o livro do século XII, atribuído ao bispo irlandês Saint Malachy, esse dia terá lugar em 2027.
Localizado nos Arquivos Secretos do Vaticano e descoberto em 1590 pelo monge beneditino Arnold Wion, “A Profecia dos Papas” está a ganhar destaque devido a uma profecia que se relaciona com a saúde do Papa Francisco.
O pontífice de 88 anos foi tratado de uma pneumonia bilateral, esteve internado mais de um mês, acabando por falecer já fora do hospital a 21 de abril.
O livro contém uma série de frases latinas em 112 secções misteriosas que pretendem prever os papas católicos, desde Celestino II até ao atual líder da Igreja.
Uma passagem, atribuída ao Papa Sisto V, diz: “Eixo no meio de um sinal”.
O mandato do Papa Sisto começou 442 anos após o governo do primeiro Papa, e a passagem sugere que ele está no “meio” da linhagem papal – indicando assim que o fim do mundo chegaria 442 anos depois, em 2027.
A última passagem do livro diz: “Na perseguição final da Santa Igreja Romana reinará Pedro, o Romano, que alimentará o seu rebanho no meio de muitas tribulações, após o que a cidade de sete colinas será destruída, e o terrível Juiz julgará o povo. O Fim”.
A “cidade de sete colinas” refere-se a Roma e alguns interpretam a última passagem como Pedro a assumir o lugar de Francisco como Papa devido à doença pulmonar crónica deste último, fazendo de Francisco o último Papa.
Tudo isto soa muito a Dan Brown, e “A Profecia dos Papas” apareceu na ficção popular, incluindo o romance de 2005 de Steve Berry “O Terceiro Segredo” e no romance de 2009 de James Rollins “A Chave do Juízo Final”.
Vale a pena notar que os estudiosos modernos têm contestado as origens do texto, dizendo que o livro é simplesmente uma falsificação críptica criada por razões políticas partidárias.
Outros também se referem à Bíblia, que adverte especificamente contra a previsão da data da segunda vinda.
Mateus 24:36 diz: “Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai”.
Por isso, talvez não peguem já nos vossos calendários.