PRODUZIDA EM 2010, NOVELA DA RECORD “PREVIU” MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

A novela “Ribeirão do Tempo”, produzida e exibida pela Record em 2010, “previu” os acontecimentos que tomaram conta do Brasil no mês passado, quando milhões de jovens foram às ruas reivindicar por uma administração pública de qualidade.
Na trama de Marcílio Moraes, o Dr. Flores, personagem vivido por Antônio Grassi, foi um intelectual que, desiludido com a sociedade, resolveu organizar uma revolução, em proporções infinitamente menores, para mudar não somente a sua cidade, mas o mundo.

Outra semelhança com a onda de protestos que atingiram o Brasil foi o fato de, na novela, a internet também ter sido a grande impulsionadora do movimento – em 2010, o Orkut ainda era a rede social mais acessada no país, diferente de hoje, em que o Facebook lidera o ranking.
O autor da novela falou, em entrevista ao site RD1, sobre as semelhanças e diferenças do movimento que ficou conhecido como “revolta do vinagre” com os protestos dos personagens de sua novela.
“Acho que o sentimento de desagrado com o governo e com a situação política de um modo geral é espontâneo e autêntico. Mas não tem objetivos claros e definidos. Nesse quadro, suponho que alguém como o Prof. Flores, com o seu ‘Comando Invisível’ na Internet, poderia, e pode, assumir a liderança do processo, com consequências imprevisíveis e catastróficas.”, disse.