A Polícia Rodoviária Federal resgatou mais de 200 animais silvestres dentro de um carro na madrugada desta terça-feira (18), no km 444 da BR-101, na altura da cidade de Ubaitaba, no sul da Bahia. Os agentes perceberam um motorista engatando a marcha ré ao avistar a PRF. Os policiais conseguiram interceptar o carro, e procederam com uma revista, que que terminou com a localização de gaiolas vazias.
O homem, que não teve a identidade revelada, contou que estava levando dois exemplares da espécie papa-capim. No entanto, ao prosseguir com as buscas, a polícia encontrou caixas onde estavam escondidas as aves silvestres, configurando assim transporte ilegal. Além da espécie já referida, foram resgatadas aves como azulão, canário-da-terra, maria-fita e trinca-ferro, sendo que apresentavam ferimentos no bico e na cabeça, provavelmente devido ao transporte precário. Além disso, a polícia encontrou quatro cágados-de-barbela.
O motorista declarou em depoimento que os animais seriam comercializados em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado em seu desfavor e ele responderá na justiça com base na legislação ambiental por crime de tráfico de animais silvestres. O veículo e os animais foram encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o órgão ambiental, para cada animal transportado que estiver na lista de extinção, a multa é de R$ 5.000, e para os que estiverem fora da lista, R$500.
Fonte: Bahia em dia