O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil– para os municípios.
O IDEB, realizado a cada dois anos nas escolas,é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (através da Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
O município de Presidente Tancredo Neves, localizado no Baixo Sul da Bahia obteve a média 4.8(Anos Iniciais) superando a meta estabelecida para o ano de 2015 que era 3.8.
Municípios vizinhos como Itamari (4.1), Piraí do Norte (3.5), Taperoá (4.0), Teolândia (3.9), Wenceslau Guimarães (3.1), Ituberá (4.2), Nilo Peçanha (4.3), Valença (3.9), Gandu (4.7), Cairu (4.3), obtiveram médias inferiores a Presidente Tancredo Neves.
Presidente Tancredo Neves aparece em 4º lugar no ranking dos municípios da Diocese de Amargosa igualado com o município de Iaçu, que também obteve média 4.8, conforme pode ser observado na tabela abaixo.
A média do município (4.8) superou a do Estado da Bahia (4.7) O resultado positivo é fruto de um longo trabalho que vem sendo desenvolvido, e que foi intensificado no ano de 2015.
Formação de professores, visitas de acompanhamento em sala de aula, reuniões, seminários de socialização de experiências, trabalho com atividades e metodologias diferenciadas de acordo com o nível dos estudantes, dentre outras, são ações que estão sendo desenvolvidas com vistas a alcançarmos a qualidade da educação no município, e os primeiros resultados já estão aparecendo, conforme nos aponta o resultado do IDEB.
Em 2015 alcançamos a média que estava estipulada para o ano de 2021, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade, visto que não podemos admitir retrocesso quando falamos em qualidade de educação.
Parabenizamos a todos os profissionais da educação envolvidos e responsáveis diretamente no trabalho realizado em nossas escolas, e no resultado obtido no IDEB.
Assessoria de Comunicação
Presidente Tancredo Neves.