Considerando que a saúde do trabalhador deve ser concebida como uma ação transversal, devendo a relação saúde-trabalho ser identificada em todos os pontos e instâncias da rede de atenção, é necessário promover espaços de discussão para este tema.
A Política Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora dispõe que a integralidade na atenção à saúde do trabalhador pressupõe a inserção de ações de saúde do trabalhador em todas as instâncias e pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS.
Por conta disto, a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação da Vigilância a Saúde do Trabalhador realizaram no dia 12/11/2014, na Casa dos Conselhos, uma Capacitação com a Atenção Básica do Município, ministrada pela sanitarista de saúde do trabalhador da 4ª Diretoria Regional de Saúde – 4ª Dires, a Sra. Fernanda Queiroz, a fim de tratar sobre as notificações de doenças e agravos relacionados ao trabalho, haja vista que no Brasil ainda há muitas subnotificações e é necessário modificar essa realidade.
O que pode ser notificado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN em relação ao trabalhador?
Ler/Dort; PAIR; Acidente de trabalho com exposição a material biológico;
Câncer Relacionado ao Trabalho; Dermatoses Ocupacionais; Transtornos Mentais; Intoxicação Exôgena; Acidente de Trabalho Grave; Pneumoconioses.
Cabe ressaltar algumas ações da Vigilância da Saúde do Trabalhador desenvolvidas no município, tais como:
Análise situacional de saúde; Identificação e análise dos fatores e situações de risco nos ambientes e processos de trabalho; Intervenção nos fatores determinantes dos riscos e agravos à saúde dos trabalhadores; Educação em saúde do trabalhador; Avaliação do impacto das medidas de proteção adotadas. (Informações vigilância sanitária).
Prefeitura Trabalha na Saúde e sua vida melhora
Prefeitura de Presidente Tancredo Neves
Mão que planta, mão que acolhe
Assessoria de comunicação