Foi publicado no Site oficial do Ministério das Comunicações, uma lista com 699 cidades pelo país que poderão ter uma rádio comunitária ou uma TV educativa. Entre estas mais de 70 estão na Bahia, para a surpresa de muitos, Presidente Tancredo Neves é uma delas.
Cabe agora aos interessados buscarem quais os procedimentos legais para então concorrer a esta única Outorga, afinal o município deixaria de ser usurpado por Rádios da região que não esboçam nenhum compromisso com o cidadão Tancredense. Vale ressaltar que é uma Rádio comunitária e não comercial, que no futuro qualquer que seja o pedido aprovado tem por obrigação atender a sociedade e não aos interesses políticos.
As datas de lançamento dos editais de concorrência vão ser anunciadas em agosto. Dentro do PNO também vão ser adotadas novas regras que vão facilitar a participação das entidades ao exigir menos documentos e agilizar as etapas de análise dos processos.
Os critérios seguidos para a escolha dos municípios atendidos com rádios comunitárias foram os cadastros de demonstração de interesse enviados pelas entidades ao Ministério das Comunicações, a chamada demanda reprimida. Já para as outorgas educativas foram levados em conta as demonstrações de interesse, a disponibilidade de canais de FM ou TV na cidade e a presença de instituições de ensino superior públicas. (Ptn News/M. Comunicações)