No dia 28 de maio de 2012, por volta das 11h durante uma operação realizada por policiais da 4ª Coorpin em Santo Antônio de Jesus foi abordado nas proximidades do Banco do Brasil de Castro Alves, Celson Almeida Araújo, 34 anos, com identidade falsa em nome de Joilson Bastos dos Santos, condutor de uma motocicleta Honda, CB 300, cor azul,placa policial NZB 5564.
Ainda conforme a polícia no local estava a companheira de Celson, Maria Regina Souza Lima, 31 anos, portando em uma bolsa com dois cartuchos intactos cal. 38. A civil informou ainda que o casal são ligados a quadrilha de Marcelo Baitinga, e um assaltante de bancos conhecido como Robert.
Após esse ocorrido a 4ª Coorpin passou a priorizar ainda mais as operações em torno das ações de combate e prevenção a roubos a agencias bancárias na área, informando a todas as delegacias integrantes do departamento, e unidades da PM, sobre veículos que haviam sido tomados de assalto nas últimas semanas, inclusive as suas características. De acordo com a polícia na última segunda-feira (01) os policiais militares da cidade de Mutuípe avistaram um dos veículos, sendo um Corola, cor prata que ostentava placas frias, ocupado por dois indivíduos, estes tentaram evadir.
Ainda segundo informações da PC, na fuga os marginais atiraram contra a guarnição havendo roca de tiros, quando um dos marginais, identificado como Neilson de Jesus Santos, vulgo Binha ou Zebedeu, 29 anos, oriundo de Tancredo Neves, foi baleado e socorrido ao hospital local onde chegou sem vidas, o outro identificado como Pedro Carlos de Oliveira Lima, vulgo Negão , 23 anos, residente na Praia de Berlinque, Ilha de Itaparica foi preso em flagrante.
Após ação a 4ª Coorpin foi acionado passando a investigar o caso e apurou que o citado veículo havia sido tomado de assalto na cidade de Sapeaçú, no dia 25 de maio, pelos citados marginais que fazem parte da quadrilha do giroflex liderada pelo marginal Marcelo Baitinga.
O Sistema de Inteligência da polícia levantou ainda que tais marginais são envolvidos com roubos a bancos, sendo suspeitos de terem participado do roubo das agências do Banco do Brasil e Bradesco na ultima sexta-feira (01) na cidade de Ituberá. Ao descobrirem o esconderijo do grupo, em uma casa na ilha de Itaparica, os policiais civis encontraram diversos objetos que eram usados pelos marginais nos roubos, entre eles, fardas camufladas, tipo militares completas, bonés camuflados, mochilas e porta carregador de fuzil.
Todos foram encaminhados a sede da 4ª Coorpin para serem encaminhados à perícia, sendo que as investigações continuam a fim de desarticular toda a quadrilha. (Voz da Bahia – Fotos: PC)