O ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Jorge Eduardo Naime está entre os alvos de mandado de prisão cumpridos, na manhã desta terça-feira (07), no âmbito da quinta fase da Operação Lesa Pátria. Equipes da Polícia Federal (PF) se encontram no endereço do coronel, em Vicente Pires.
O coronel Jorge Eduardo Naime Barreto pediu folga do trabalho às vésperas dos ataques realizados por bolsonaristas golpistas em Brasília. O oficial foi chamado às pressas para atuar contra os invasores. Naime foi exonerado do cargo após a ação dos golpistas.
Essa nova fase também mira outros policiais militares investigados por suspeita de omissão na segurança da região. As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao todo, são três mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva. De acordo com a PF, o objetivo da ação é identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram a invasão e depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF.
Nas fases anteriores, a PF cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão.
O ministro da Justiça, Flavio Dino, repercutiu a operação pelas redes. “Polícia Federal segue fazendo trabalho de investigação dos fatos ocorridos no dia 8 de janeiro. As apurações estão sendo entregues ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, para as providências cabíveis. O Estado de Direito tem o dever de se proteger contra seus ‘homicidas’”, publicou o ministro no Twitter.
Blog do Valente