PF faz busca na casa do prefeito de Sorocaba e encontra R$ 600 mil

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (9), uma grande operação de busca e apreensão em 14 cidades do país, incluindo Sorocaba, no interior de São Paulo. A ação investiga uma organização criminosa suspeita de fraudar contratos com Organizações Sociais (OS) para a gestão de serviços de saúde pública.

Um dos alvos da operação foi o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). Agentes da PF estiveram tanto na sede da prefeitura quanto na residência oficial do gestor. De acordo com informações divulgadas pela TV Tem, afiliada da TV Globo, R$ 600 mil em espécie foram encontrados durante o cumprimento dos mandados.

A investigação apura irregularidades na contratação de uma OS que teria sido beneficiada por meio de acordos fraudulentos. O suposto esquema envolveria favorecimento ilícito, desvio de recursos públicos e superfaturamento de serviços.

Rodrigo Manga, que ganhou visibilidade nacional por seu estilo midiático nas redes sociais, se pronunciou sobre a operação e afirmou que a ação ocorre após o anúncio de sua pré-candidatura a cargos majoritários nas eleições de 2026. Ele classificou a operação como uma tentativa de perseguição política.

A Polícia Federal segue com as investigações e não descarta o envolvimento de outros agentes públicos. Os valores apreendidos serão analisados, e novos desdobramentos podem ocorrer nos próximos dias.

Siga @ptnnews para maiores detalhes.