Pesquisadores indicam correlação entre óleo encontrado em praias de Salvador e Vera Cruz e petróleo do Kuwait

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) concluíram que o óleo encontrado em praias de Salvador e Ilhéus, na Bahia, tem correlação com o petróleo produzido no Kuwait. O laudo técnico, divulgado nesta sexta-feira (15), indica que o material pode ter sido descartado de navios petroleiros que transitavam na região.

A análise constatou que o óleo não é o mesmo de 2019, proveniente da Venezuela, e do óleo de 2022, originário do golfo do México.

Em Salvador, fragmentos de óleo foram encontrados na praia da Barra, no último dia 12. No domingo (10), o material também foi avistado em pelo menos seis praias da capital baiana.

Em Ilhéus, o óleo foi encontrado na última quarta-feira (13), em praias do litoral sul. A Secretaria de Saúde da cidade informou que o material é uma mistura de agentes cancerígenos, nefrotóxicos, irritantes respiratórios e mutagênicos.

Além de Ilhéus e Salvador, manchas de óleo também foram registradas na praia de Guaibim, em Valença, no baixo sul da Bahia, e em praias na Ilha de Itaparica. No entanto, não há informações se esses fragmentos têm relação com o que foi achado nas outras cidades.