FEIRA DE SANTANA: POLÍCIA CIVIL PRENDE ACUSADO DE ENGRAVIDAR ENTEADA DE 13 ANOS
VALENÇA: HOMEM BALEADO NO BAIRRO DA BOLÍVIA É TRANSFERIDO PARA O HGE EM ESTADO GRAVE
Segundo testemunhas, Rafael foi baleado quando caminhava para o trabalho e foi surpreendido por dois homens ainda não identificados que deflagraram vários tiros contra ele, atingindo-o na coluna cervical nas proximidades do pescoço, no peito e no braço direito.
Rafael foi encaminhado ao Pronto Socorro de Valença e transferido ao HGE em estado grave, e segundo o médico, corre risco de morte. Ainda Hoje
FIM DA ENQUETE.
PRAZO PARA INSCRIÇÃO DO SISU TERMINA AMANHÃ.
BLOCO Ô DE CASA ADQUIRA JÁ O SEU ABADÁ.
A VITAE TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS JUNTO COM O PTN NEWS LANÇA A PROMOÇÃO:
1ª MÃO: PREFEITO QUINHA QUEBRA O SILÊNCIO E DIZ QUE ESTÁ TORCENDO POR TOIN DO BÓ.
POLÍCIA DEFLAGRA OPERAÇÃO FERRO VELHO E APREENDE VEÍCULOS ROUBADOS EM GANDU
USO MASSIVO DAS REDES SOCIAIS DEVE MARCAR ELEIÇÃO EM 2012
Espaço de embate – Alguns dos postulantes, inclusive, já têm usado a rede para comunicar alianças com os partidos e as datas de convenções partidárias, a exemplo de ACM Neto e Nelson Pelegrino, que possuem 32.203 e 3.285 seguidores no Twitter, respectivamente. O petista já convidou os militantes, por meio do Twitter, para o lançamento de sua candidatura, e ACM Neto comentou sobre o apoio do PTN.
As redes também já têm sido usadas para críticas, de maneira ainda velada, aos opositores, seja por meio de posts próprios ou da replicação de comentários de seguidores. O embate entre os candidatos, no entanto, deve começar a esquentar com a autorização do uso das redes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que definiu a data de 7 de julho para a liberação das propagandas no universo virtual.
“É uma ferramenta que assumiu uma função de trincheira, local onde os ataques são constantes por ser um espaço privilegiado para o ataque, onde há a construção e desconstrução da imagem dos candidatos”, opina Cloves Oliveira.
Eleitor ativo – E não somente os candidatos entram na briga. Muitos eleitores lançam mão da rede para comunicar e compartilhar suas opiniões sobre a campanha e aspirantes aos cargos; ou mesmo para expor suas opiniões sobre o pleito ou fazer campanha em prol de determinada chapa.
O professor do departamento de ciências políticas da Ufba salienta ainda que a internet possibilita ativismo politico bastante eficiente no sentido de atender às expectativas de militantes e eleitores de emitirem seus pontos de vista. “Isso quebra um pouco a ideia de que temos um eleitorado passivo. Pelo menos, para aquele que se propõe a participar, a internet é um instrumento bastante satisfatório para que emita sua opinião”, salienta o professor, que cita ainda o exemplo da campanha de Marina Silva à presidência da república, em 2010, alavancada pelo ativismo na internet.
Para que o eleitor tenha uma participação mais efetiva, através dos sites, é necessário que os portais ofereçam uma interface de interatividade intensa, não somente para disseminar informações, como para capturar também, segundo a professora de comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Alessandra Alder, especialista em política e comunicação.
“É preciso fazer com que o segmento do eleitorado assuma de forma espontânea o acompanhamento da campanha”, acrescenta Alder. A especialisra lembra que o eleitor da internet se torna estratégico para os candidatos porque têm o hábito de fazer circular a informação, enquanto o telespectador é mais passivo nesse sentido. “Aquele que acompanha a campanha pela TV não tem a possibilidade técnica e nem a cultura de disseminação de informação, comum às pessoas que fazem uso dos meios digitais”. (ATarde)