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SALVADOR PERDE ESPAÇO PARA O INTERIOR BAIANO NA ÁREA DE TURISMO
Segundo dados da Câmara Empresarial do Turismo (CET), setor da Fecomércio responsável pela pesquisa, a queda do número de pernoites em Salvador deve-se, sobretudo, ao mau desempenho do segmento turístico de lazer.
Quando considerado só o segmento, houve uma queda de 50% nos últimos três anos. Já o Litoral Norte e Porto Seguro tiveram um incremento de 50% e 40%, respectivamente, no período. O coordenador da CET, Cícero Sena, destaca o crescimento de hotéis do tipo resort no Litoral Norte e em Porto Seguro. “Salvador não compete em pé de igualdade com esses destinos, que oferecem empreendimentos de lazer maiores e mais cômodos para os turistas”.
Segundo ele, uma das principais razões para a perda de espaço da capital no setor é a falta de produtos turísticos de destaque. “Basicamente, o turismo de lazer de Salvador é baseado em sol e praia. Mas nossas praias estão ao léu, cheias de ambulantes e sujas”, critica. Ele ainda aponta a necessidade de a capital inaugurar atrativos como um oceanário, já existente em outras cidades do Nordeste.
Sena destaca que empreendimentos como o Aeroclube e o Wet’n Wild deixaram de existir. “Esses empreendimentos não foram repostos. Salvador precisa se reinventar urgentemente”. Problemas como a baixa mobilidade, a limpeza pública precária e a violência contribuem para o mau desempenho.
Para o especialista, tudo isso leva Salvador a perder espaço para outras capitais nordestinas. Ele cita como exemplo dados divulgados recentemente pelo clube de turismo Bancorbrás que mostram como, no últimos 12 meses, Fortaleza passou a ter a preferência dos turistas. “Nesse período, foram 100 mil hospedagens diárias na capital cearense, contra apenas 28 mil em Salvador”.
A perda de espaço só não foi maior graças à atração de turistas do segmento de negócios e eventos. “Quem segura o movimento da hotelaria tanto em Salvador quanto no Litoral Norte são os eventos e o turismo de negócios”, afirma o presidente do Convention Bureau de Salvador e Litoral Norte, Pedro Costa. Ele e Sena concordam sobre a necessidade de melhorar a infraestrutura do Centro de Convenções da capital para enfrentar a concorrência de outros estados.A prefeitura de Salvador não comentou a pesquisa.
Bahiatursa e CVC divulgam novos destinos
Em parceria com a Bahiatursa, a agência de viagens CVC lançará na próxima quinta-feira, no Rio de Janeiro, um novo projeto do setor turístico com o objetivo de divulgar destinos do interior baiano em todo o Brasil. Intitulado Qual é a sua Bahia?, o projeto inclui o lançamento de uma cartilha que diferencia os destinos baianos pelos seus atrativos – por exemplo, a Bahia para namorar, a Bahia para passear, a Bahia para praticar esportes e a Bahia para comer.
Entre os destinos incluídos no caderno, que será distribuído nas lojas da CVC de todo o país, estão a Praia do Espelho (Trancoso), a Península de Maraú, além de Prado, Abrolhos e vários destinos da Chapada Diamantina. O lançamento do projeto será realizado durante a feira de turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav-RJ), na capital carioca.
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Estados e municípios é que têm editado leis estaduais e municipais, respectivamente, regulando a situação da espera em fila de bancos e correspondentes bancários.
Geralmente, no próprio banco há uma placa informando se existe a lei, o número e o tempo máximo. Quando existe, o tempo máximo costuma ser em torno de 15 minutos em dias “normais”, e em torno de 30 minutos em dias próximos a feriados ou finais de semana prolongados.
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“Nem três direito. Acho que no mesmo dia já acaba”, conta.
“Uns 15 dias”. É a situação da maioria das pessoas ouvidas em uma pesquisa feita pelo Ibope. De cada 10 brasileiros, 7 disseram que o salário nem sempre dura até o fim do mês. Os motivos são vários: o salário é pouco, as contas são altas, e alguns admitem que não sabem administrar o próprio dinheiro. Quando ele acaba, o brasileiro vira mestre na arte de driblar o orçamento até o próximo pagamento.
“A gente faz milagre. Tem que fazer milagre”, brinca.
“Vai esticando daqui, estica dali, até chegar o próximo pagamento”. Um terço dos entrevistados tem alguma dívida, enquanto 77% disseram que estão com as contas em dia. O problema é que depois de pagar todas as despesas, o dinheiro acaba, e o mês está só começando.
Só a prestação do carro do contador Hélvio da Silva leva 35% do que ele ganha. E estratégia é empurrar o que dá para o mês seguinte. “A conta de telefone funciona da seguinte forma: ela vence todo o dia 1º.
Faltando dois dias para o dia primeiro, a gente quita aquela e o telefone fica normal recebendo a ligação”, explica.
E quando nem toda a ginástica financeira resolve, ele apela para o patrão: “A gente pede um adiantamento, alguma coisa assim, para terminar o mês”, conta. E sabem qual a profissão do Hélvio? Ele é contador, mas reconhece: não sabe gerenciar o próprio dinheiro. O especialista Luiz Felizardo ajuda: o primeiro passo é resistir às compras por impulso e controlar o orçamento na ponta do lápis.
“Anotar todas as suas despesas em um caderninho, por menor que elas sejam, despesa de passagem, de ônibus, cinema, o que for. Quando chegar no fim do mês você vai dizer: ‘Gastei tudo isso?’”, afirma. Ele também ensina a fazer um cálculo: comprometer, no máximo, 70% com contas e prestações, reservar 30% para despesas extras e, se possível, poupar metade dessa quantia.
PESQUISA MOSTRA DIFERENÇA DE PREÇOS NOS SUPERMERCADOS DE SALVADOR
— Elabore uma lista de compras e evite levar outros produtos por impulso
— Pesquise os preços em mais de 2 supermercados
— Evite fazer toda a compra do mês em um único estabelecimento
— Fique atento aos dias em que há promoção de produtos específicos nos
supermercados, como frutas e verduras
— Leve uma calculadora para conferir se o preço de produtos com embalagem
maior sai realmente mais barato do que levar mais de um em embalagens menores
— Evite ir ao supermercado com fome e levar crianças, que podem estimular compras de itens supérfluos
— Os produtos à altura dos olhos nas prateleiras costumam ser mais caros. Verifique os produtos na parte de baixo das prateleiras