Padre arranca o próprio pênis após surto psicótico por picada de carrapato na República Tcheca

Médicos indicam que religioso sofreu de dano de origem viral no sistema nervoso central

Um religioso na República Tcheca se mutilou com uma faca após um surto psicótico provocado pela picada de um carrapato, o caso foi divulgado recentemente. O padre foi encontrado desacordado em seu quarto após fiéis da paróquia terem percebido sua ausência em uma reunião que havia sido combinada anteriormente. Ao lado dele, estava o pênis decepado e uma faca em meio à uma poça de sangue.

“Ele está inconsciente na enfermaria. Foram detectados danos ao sistema nervoso central são de origem viral. Devido a estas circunstâncias, é impossível descobrir o que realmente aconteceu”, disse David Henzl, vigário geral da diocese de České Budějovice, sob a qual o sacerdote é subordinado.

Segundo o jornal tcheco Blesk, o padre entrou em surto devido a uma infecção viral com sintomas do que pode ser uma meningite aguda ou encefalite após a picada do aracnídeo. Quadros de encefalite por carrapatos afetam o sistema nervoso central de seres humanos, ruminantes, aves, roedores, canídeos, felinos e até cavalos. Casos assim, podem induzir delírios e alucinações.

A doença se espalha principalmente pela picada dos bichos contaminados, mas também pode ocorrer pelo consumo de leite não-pasteurizado de animais doentes.

Em abril de 2023, o Reino Unido confirmou o primeiro caso de encefalite transmitida por carrapatos. A existência de aracnídeos contaminados já era de conhecimento das autoridades britânicas, mas infecções nunca haviam sido confirmadas. Apesar dos riscos serem baixos, a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) recomenda que as pessoas tomem cuidado com carrapatos, utilizem roupas compridas e medidas de proteção em lugar que esses animais podem habitar como campos, fazendas e prados.

 

O GLOBO