OUTONO COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA.

O outono de 2013 começa nesta quarta-feira, dia 20 de março às 08h02 (horário de Brasília). Esse horário tem a ver com a astronomia, já que neste momento os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de energia vinda do sol (chamado de equinócio). Além disso, nesta data o dia e a noite têm 12 horas de duração em todos os pontos do globo. 


Os períodos próximos dos equinócios (outono e primavera) também registram as maiores marés do ano, pois além da atração gravitacional da Lua, ocorre a maior atração gravitacional por parte do Sol. Isso explica, em parte, os grandes transtornos registrados no litoral paulista durante o fim de semana, quando choveu bastante e a maré alta dificultou o escoamento dos rios



No Brasil, o outono é uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno seco e frio, com muita alternância nos próximos meses. Entretanto, existem algumas características que ocorrem em quase todos os anos: é uma estação onde as chuvas diminuem no Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e no centro e sul da Região Norte. Por outro lado, a precipitação ganha intensidade no Sul, na costa leste e norte do Nordeste e no norte da Região Norte. Além disso, as ondas de frio ganham força a partir do outono, avançando pelo centro e sul do país e em alguns casos, chegando ao sul da Bahia, Rondônia e Acre. 

Previsão para 2013
De acordo com os meteorologistas da Somar, apesar do verão seco e com chuva irregular, a precipitação não deve cortar de uma vez durante o outono. “As frentes frias ainda avançarão com frequência pelo Brasil, trazendo chuva para o centro e sul do país nos próximos meses”, afirma o meteorologista Celso Oliveira. Por isso, espera-se uma estação com chuva acima da média no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, especialmente nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Acre e de Rondônia, na Região Norte. 

Por outro lado, no Norte e na maior parte do Nordeste (especialmente na costa da Região), as ondas de leste e zona de convergência intertropical mais fracas que o normal devem fazer com que a chuva não seja suficiente para alcançar a média histórica (previsão de chuva abaixo da média).

Termômetros
A previsão é de uma estação com temperatura entre a média e abaixo da média no centro e sul do Brasil, porém, isso deve acontecer mais pelas chuvas do que pelas ondas de frio em si. “De qualquer forma, apesar de não existir previsão de um inverno rigoroso, as ondas de frio aparecerão com mais força ainda no outono, especialmente a partir da segunda quinzena de maio”, afirma o meteorologista. Já no Norte e Nordeste, a falta de chuva regular fará com que o outono seja mais quente que o normal.