A onda de calor que está elevando as temperaturas principalmente no Sul do país vai se prolongar por mais alguns dias. Segundo a Climatempo, o calor extremo seguirá até a próxima sexta-feira (21/2) e temperaturas elevadas devem ser registradas no Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e em parte do Sul. A elevada sensação térmica também será um problema.
De acordo com a Climatempo, Porto Alegre (RS) registrou, nesta terça-feira (11/2), temperatura máxima de 40°C e umidade máxima de 95%. A sensação térmica na capital gaúcha passou dos 70°C.
A previsão para a próxima quarta-feira (12/2), traz temperaturas elevadas em algumas capitais. O Rio de Janeiro terá máxima de 38°C, e umidade máxima de 89%. A sensação térmica será de 65°C.
Em São Paulo (SP), a temperatura máxima de 33° C e umidade máxima de 95% fará com que os paulistas sintam uma sensação térmica de 54° C.
A onda de calor está prevista para o período de 12 a 21 de fevereiro no Sudeste e no Nordeste, podendo causar temperaturas em torno de 40 °C em áreas do estado do Rio de Janeiro, no noroeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, no Vale do São Francisco (BA) e na região do sertão entre Bahia, Pernambuco e Piauí.
Com as elevadas temperaturas, a sensação térmica também bate números recordes. O grupo Climatologia Aplicada, vinculada a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) destaca que, quanto maior a umidade e a temperatura do ar, maior a sensação térmica “pois com o ar saturado de água é mais difícil acontecer a sudação, responsável por ‘esfriar’ o nosso corpo”.
O grupo produziu uma tabela onde é possível realizar o cálculo da sensação térmica. Na coluna vertical da extrema esquerda estão os valores de temperaturas em grau Celsius. Na coluna horizontal superior os valores da umidade. Para saber a sensação térmica basta relacionar as duas colunas.