A nova e talvez mais revolucionária geração do Toyota Corolla deverá começar a ser produzida no Brasil no segundo semestre deste ano. Mas a aparição do sedã no Salão de Los Angeles em dezembro já deu um bom adianto de como será a versão nacional. Por aqui, além de melhorias no 2.0 atual, o Corolla terá, pela primeira vez, uma versão híbrida.
O modelo híbrido mostrado nos Estados Unidos cederá o visual para as versões brasileiras. Em outros mercados, o sedã tem pequenas mudanças nos para-choques de acordo com a versão.
Debaixo do capô do Corolla Hybrid 2020 fica o motor 1.8 naturalmente aspirado do Prius combinado a um elétrico que, juntos, renderem 122 cv. Segundo a Toyota, o consumo fica na casa dos 22 km/l (50 milhas por galão). A transmissão, tal qual no restante da linha, é CVT com dez marchas simuladas.
O modelo usará plataforma TNGA pela primeira vez. É a mesma do Prius. Ela permite a modularidade que o sedã vai precisar, já que ele continuará com a sua versão a combustão, e terá a híbrida também.
O novo Corolla será equipado com a nova geração do motor 2.0 aspirado, trabalhado para render mais com o câmbio CVT, que receberá um ajuste esportivo, com as marchas baixas mais curtas. Haverá também, no Corolla brasileiro, a tecnologia híbrida Flex, já em testes.
Com baterias instaladas sob o banco traseiro, o Corolla híbrido não tem a capacidade do porta-malas reduzida, como acontece em modelos como Ford Fusion Hybrid. O modelo ainda conta com quatro modos de condução: normal, Eco (economiza combustível), EV (anda apenas com eletricidade) e Sport (usa os dois motores o tempo todo para maximizar a performance). Além disso, o sistema de freio é regenerativo.
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O consumo, já fechado em testes, é de 17,5 km/l com etanol. A previsão é de que o modelo chegue às lojas do País no fim de agosto de 2019.
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Fontes: Jornal do Carro e iCarros