Ação teve como objetivo aproximar e levar serviços públicos para a população.
A Prefeitura de Wenceslau Guimarães (WG) promoveu, na sexta-feira (12), no povoado do Cocão, o Mutirão da Cidadania. Um dia intenso de ações, serviços, atendimentos públicos e muito lazer para as famílias, em uma ação conjunta que envolveu as secretarias municipais, em parceria com a vereadora Ednalva e a Câmara de Vereadores de WG.
O Prefeito Kaká Liotério destacou a importância de mais essa ação para a comunidade: “Uma atividade durante o dia inteiro, onde as secretarias se uniram para trazer para nossa população, sobretudo aqui do Cocão e região, todos aqueles serviços que já são prestados nos nossos estabelecimentos públicos. Mas, sabemos que o nosso município é agrícola, onde muitos pais e mães de família tem dificuldade de se deslocar por conta das suas atividades diárias. Por isso, idealizamos o Mutirão da Cidadania, envolvendo saúde, desenvolvimento social, agricultura, recreação e muito mais”.
A vereadora Ednalva, parceira do projeto, disse que foi gratificante a presença do público e o compromisso da gestão municipal em levar o Mutirão para a comunidade, facilitando o acesso a serviços de saúde com mais comodidade para as pessoas. “O público compareceu e foi atendido com diversas políticas públicas que nós buscamos e conseguimos trazer para o Cocão. Agradeço imensamente ao prefeito Kaká pelo atendimento a essa demanda”, disse.
Saúde
Na área da Saúde, a secretaria municipal disponibilizou os seguintes serviços:
• Solicitação de exames, avaliação de exames e encaminhamentos;
• Consultas com clínico geral, cirurgião geral, ortopedista, oftalmologista, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, odontologista, educador físico;
• Exames preventivos, ultrassonografia, ECG;
• Regulação, marcação para exame de Raio X;
• Testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite, COVID-19;
• Emissão de Cartão SUS;
• Farmácia Básica;
• Vacinação.
O secretário municipal da Saúde, Fernando Argolo, ressaltou a importância da ação e destacou alguns serviços oferecidos como atenção básica, vacinação, regulação para exames, atendimentos com médicos clínicos e especializados. Além de serviços de ultrassom, entre outros.
Agricultura e Meio Ambiente
O Mutirão da Cidadania ainda contou com serviço de Cadastro do Produtor e Assistência Técnica, elaboração e emissão de Declaração de Aptidão ao PRONAF | DAP, cadastro do produtor para mecanização agrícola, atendimento Credibahia, atendimento da Junta do Serviço Militar (reservista), cadastro para medição de área para elaboração do CEFIR.
Paralelo ao Mutirão, o povoado do Cocão também sediou mais uma vez, o Circuito Agro, importante ação voltada para a agricultura, via parceria entre a Prefeitura de Wenceslau Guimarães, Sebrae, Ceplac, Consórcio Ciapra Baixo Sul e Senar. Evento que buscou aumentar o conhecimento dos produtores a fim de otimizar a produtividade.
O secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Eliosmar Fontes “Mazinho”, disse que o objetivo do Circuito foi apresentar as novas metodologias para se atingir a alta produtividade do cacau produzido em território wenceslauense. “Esta segunda edição teve como pauta os clones altamente produtivos para serem introduzidos na lavoura cacaueira. Além das novidades para que nossos agricultores melhorem sua produção e sua renda”, disse o secretário.
Social
Na área do Social, destaque para os serviços do CRAS, emissão de documentos RG, documentos para registro de casamentos, atualização do Auxílio Brasil e consultas com advogado. Além de brincadeiras, pula-pulas, animação com palhaço e distribuição de lanches e guloseimas, pipoca e muito mais.
O secretário da Assistência e Promoção Social, Marivaldo Sales, avaliou positivamente a ação. “A avaliação que eu faço é a importância dos serviços prestados para a nossa comunidade de Cocão e região. Oferecemos serviços do CRAS, os de praxe como a emissão da atualização do Cadastro Único do Auxílio Brasil, atendimento psicológico e outras atividades. Atendemos várias pessoas, inclusive com o fornecimento de documentação para casamento, de forma gratuita. Todas as pessoas foram atendidas. Lembrando que seguimos à disposição das comunidades nas salas oficiais da Secretaria”, pontuou.
ASCOM | PMWG