O bilionário Elon Musk declarou nesta segunda-feira (3) que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) , órgão responsável por assistência externa do governo norte-americano, deve ser encerrada.
Musk, CEO da X, Tesla e SpaceX , atualmente também lidera o Departamento de Redução de Gastos do Estado (DOGE) , uma iniciativa do governo de Donald Trump externa para o corte de despesas públicas. Durante uma transmissão de áudio ao vivo na plataforma X, o empresário afirmou que a USAID está “além de qualquer concerto” e que o fechamento da agência é necessário.
“Ficou evidente que não se trata de uma maçã com um verme dentro, o que temos é simplesmente um ninho de vermes. Temos que nos livrar de tudo, está além de qualquer conserto. Vamos fechá-la”, disse Musk na conversa, que contou com a presença do bilionário Vivek Ramaswamy e dos senadores republicanos Joni Ernst e Mike Lee .
Musk afirmou ainda que o presidente Donald Trump concorda com o fechamento da USAID.
Sede fechada e plataformas suspensas
Na manhã desta segunda-feira, a sede da USAID, localizada em Washington, DC , amanheceu fechada, e os funcionários foram instruídos a não comparecer ao local. Além disso, o site da agência está fora do ar desde sábado (1º), e a conta oficial da USAID no Instagram, com mais de 400 mil seguidores, encontra-se suspensa.
Segundo fontes ouvidas pela imprensa, no último fim de semana, dois altos funcionários de segurança da USAID foram removidos de suas cargas após tentarem impedir representantes do DOGE de acessar áreas restritas do prédio da agência.
Impacto global e cortes no orçamento
Na semana passada, o governo Trump já havia determinado o congelamento de grande parte dos fundos de ajuda externa dos Estados Unidos, em linha com sua política “EUA em primeiro lugar”. A medida já afetou diversos programas humanitários em várias partes do mundo, incluindo hospitais de campanha em campos de refugiados na Tailândia , remoção de minas terrestres em zonas de guerra e o fornecimento de medicamentos para milhões de pessoas com HIV e outras doenças .
Elon Musk afirmou que os cortes no orçamento da USAID poderiam contribuir para a redução do déficit fiscal dos EUA em US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,84 trilhões) no próximo ano . Ele também relatou que “quadrilhas estrangeiras de fraude profissional” estariam desviando recursos ao se passarem por cidadãos digitais dos EUA. No entanto, Musk não apresentou provas que comprovem essa alegação, nem explicou como chegou ao valor mencionado.
O governo Trump ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fechamento da USAID, mas a decisão já gerou debates sobre os impactos da redução da ajuda externa e suas consequências