O município de Mata de São João, no litoral norte da Bahia, é a cidade com o maior número de mortes por armas de fogo no Brasil. A informação é do Mapa da Violência do Brasil – 2016, que analisou crimes do tipo cometidos entre 2012 e 2014 em cerca de 3 mil municípios brasileiros que juntos concentram 98% dos homicídios do país. Lauro de Freitas ( RMS), Pojuca, Simões Filho, Itabuna, Eunápolis, Valença, Itabela e Porto Seguro também figuram a lista.
A média da cidade é de taxa média de 102,9 mortes por armas de fogo para cada 100 mil habitantes. Na edição anterior, com dados de 2010 a 2012, o município ficou em quinto, com 93,1 homicídios por 100 mil habitantes. Salvador ocupa a última posição do ranking (150º) com 44 mortes a cada 100 habitantes.
De acordo com o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, em entrevista à Exame, a alta violência se deve ao chamado “turismo predatório”. “Esse é um dos municípios com grande visitação nos finais de semana. Muitas pessoas vão para lá para beber ou festejar, ou seja, tem muito álcool, drogas e isso aumenta a violência nesse entorno”, afirma Waiselfisz, que é coordenador da área de estudos da violência da Faculdade Latino-Americana de Estudos Sociais. Fonte: Ibahia.